Imprimir
Projeto da Unemat acompanha evolução corporal de idosos


 



Professores e acadêmicos de Educação física e do projeto de extensão da Unemat “Vida Ativa na Terceira Idade” realizaram nesta semana a avaliação corporal por meio de bioimpedância com cerca de 30 idosos do bairro Cohab Nova que participam do projeto.



Esta é a segunda avaliação e foi realizada nos dias 08 e 10 de dezembro. A primeira avaliação corporal foi realizada no dia 19 de agosto. A meta do projeto é realizar as avaliações de forma periódica de modo a acompanhar os resultados do programa de exercícios que é desenvolvido com o grupo de idosos.



Os participantes do projeto também passarão por uma avaliação física com o médico do posto de saúde da Cohab Nova que acompanha o grupo e a saúde dos mesmos. A avaliação física é fundamental para que os idosos possam praticar com segurança os exercícios físicos que são realizados de segunda a sexta-feira no projeto Vati e que procuram promover a saúde, redução de risco e melhor acompanhamento durante a prática das atividades.



Cada avaliação corporal por meio do aparelho permite medir o percentual de gordura, percentual de massa magra, percentual de água e ainda foram feitas as medidas antropométricas como peso e estatura e a relação cintura/quadril (RCQ). O professor e orientador pedagógico do Projeto de Extensão Francisco Gonçalves de Assis Neto afirmou que nesta segunda avaliação foi possível perceber melhoras nas condições físicas dos participantes do projeto, se comparado com a avaliação realizada em agosto. Os dados coletados durante as avaliações corporais também serão utilizados em pesquisa pelos acadêmicos e professores.



Os idosos também participam do projeto “Liga da Saúde” que é desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família do bairro Cohab Nova e que ministra orientações sobre alimentação, qualidade de vida com vistas a prevenção de doenças. Os dois projetos: Vati e Liga da Saúde são desenvolvidos em parceria e com equipe multidisciplinar formada por professores de Educação Física, acadêmicos de Educação Física, enfermeiros, fisioterapeuta e médico.



A avaliação por bioimpedância foi realizada pelo professor da Unemat, Roberto Carlos Vieira Júnior do curso de Educação Física, juntamente com o professor João Carlos Martins Bressan que é o coordenador do projeto Vati. O professor Francisco Neto, juntamente com a bolsista da Unemat Josiane da Silva Dantas Ferraz e voluntários acadêmicos: Marcelo Cavalcante Rocha, e Welington Stabenow, realizaram os procedimentos.  A enfermeira Giane Akimoto do Posto de Saúde da Família também acompanhou e anotou as informações nas fichas dos idosos.



Nesta quarta-feira foi realizado o encerramento das atividades do projeto durante o ano de 2014 e uma confraternização entre os participantes. 


Por: Lygia Lima