Imprimir
Unemat realiza Jornada de Estudos de Direito


O curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) do Campus de Diamantino realiza, de 11 a 14 de novembro, a II Jornada de Estudos de Direito (Jedud). O evento tem como temática ‘Mediação como política de tratamento adequado dos conflitos de interesse’, e tem o objetivo de levantar reflexões, estimular, valorizar, fomentar e divulgar a pesquisa acadêmica na área jurídica. “Em especial, com um tema moderno e paradigmático como a mediação, na qual resultará em celeridade e eficiência da tutela jurisdicional”, conforme explica o coordenador do evento e diretor pedagógico, professor Eder Pereira de Assis.



“A Unemat e nosso Curso de Direito preocupam-se com Extensão Universitária, pois acreditamos que é um valoroso espaço potencializador de novas e significativas experiências”, afirma o professor Everton Neves.



O evento traz para a comunidade universitária juristas de renome nacional, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Ferreira Mendes; o doutor e livre-docente em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), José Cretella Neto; o membro da Comissão de Juristas do Senado Federal e presidente da Comissão Nacional de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB, Aldemar Motta; desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; além dos juristas que serão debatedores e presidentes das mesas.



“É propondo uma Educação Jurídica dialógica, transdisciplinar e a partir e muito além da sala de aula, aproximando os alunos e toda a comunidade universitária com grandes juristas nacionais que acontecerá a segunda edição da Jedud”, explicam os professores Eder e Everton.



 



PROGRAMAÇÃO



TERÇA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO



- Das 19h30 às 20h



Cerimônia de Abertura



- Das 20h às 21h30



Palestra ‘Mediação e acesso à Justiça’



Expositora: Clarice Claudino da Silva, desembargadora e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.



Presidente de Mesa: Serly Marcondes Alves, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.



Debatedor: Mauricio Aude, presidente da Seccional da OAB do Estado de Mato Grosso.



QUARTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO



- Das 19h30 às 21h



Palestra ‘Mediação: Marco legal brasileiro e direito comparado’



Expositor: José Cretella Neto, doutor e livre-docente em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo.



Presidente de Mesa: Josmeyr Oliveira, advogado mediador com atuação internacional.



Debatedor: Valério Mazuolli, doutor em Direito e professor adjunto da UFMT.



QUINTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO



- Das 19h30 às 21h



Palestra ‘Mediação e mercado de trabalho’



Expositor: Aldemar Motta, membro da Comissão de Juristas do Senado Federal e presidente da Comissão Nacional de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB.



Presidente de Mesa: Vanessa Pivatto, coordenadora do curso de Direito do Campus de Diamantino (MT).



Debatedor: João Paulo Moreschi, presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MT.



SEXTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO



- Das 19h30 às 21h



Palestra ‘Política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses – origem e perspectivas’



Expositor: Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal.



Presidente de Mesa: Paulo da Cunha, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e presidente eleito para a gestão 2015/2017.



Debatedora: Clarice Claudino da Silva, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e vice-presidente eleita para a gestão 2015/2017.


Por: Nataniel Zanferrari