Imprimir
Professores da rede pública conhecem pontos históricos de Mato Grosso


O projeto de extensão do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Barra do Bugres denominado “Novos Talentos” propiciou a 68 professores que atuam na rede pública de ensino a conhecerem pontos históricos de Mato Grosso. A viagem aconteceu no período de 07 a 09 de novembro sob a coordenação da professora da Unemat Maria Elizabete R. Kochhann, que coordena o subprojeto “Histórias e Memórias: Conhecer e Comunicar”.



De acordo com a professora Maria Elizabeth, a viagem realizada aos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Poconé fazem parte da atividade “Vivenciando a história de Mato Grosso: Natureza, Sociedade e suas Diversidades”.



Nos lugares visitados pelos participantes do projeto receberam as orientações e as informações sobre história por parte do professor Carlos Edinei Oliveira. Nas visitas foram repassadas informações sobre os locais que são partes do acervo cultural, históricos e natural do nosso estado.



“Dentre os objetivos traçados havíamos elencado estava conhecer a cidade capital do estado, as riquezas culturais que o povo da mesma conserva com muito afinco, assistir apresentações preparadas anteriormente para esclarecimentos acerca dos locais visitados, informações históricas e atuais dos locais; visitação aos Museus Históricos de Mato Grosso e outros pontos que são carregados de significado”, explica a professora coordenadora do projeto.



De acordo com a professora o projeto visa propiciar que os professores que atuam nas escolas parceiras do projeto conheçam os locais que são nossa história enquanto mato-grossenses de nascimento ou de atuação didático-pedagógica. “Apostamos que quanto mais conhecermos sobre nossas raízes de forma mais convincente podemos falar sobre ela estabelecendo relações fortemente recomendadas nos PCNs – Temas transversais. O saber e as inter-relações devem ser estabelecidas também nas aulas das diferentes disciplinas”, enfatiza. 


Por: Lygia Lima com informações da professora Maria Elizabeth Kochhann