Imprimir
Mestrado em Linguística encerra 1ª Jornada de Trabalho


Na manhã de hoje, 13, o Mestrado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso realizou o terceiro e último dia de sua 1ª Jornada de Trabalho. A atividade teve a presença da professora Eni Orlandi, uma das introdutoras da corrente da Análise do Discurso no Brasil.



Ancorada em autores como Ferdinand de Saussure, Michel Pêcheux e Noam Chomsky, a pesquisadora abordou em minicurso ministrado hoje os conceitos de língua, linguagem, discurso e texto. Para isso, explorou tanto a contribuição de autores fundadores do campo da Linguística como as revisões contemporâneas desta área de estudo, explicitando o caminho de constituição científica do objeto de estudo da linguagem.



Ela se deteve ainda sobre o as mudanças de paradigma trazidas nas ciências da linguagem pela Análise do Discurso,  que sublinhou a determinação histórica e social dos processos de significação. Eni trouxe exemplos da diversidade de objetos que podem ser pesquisados por meio deste instrumento teórico.



O professor Eduardo Junqueira Guimarães, da Universidade Estadual de Campinas, também esteve em Cáceres nesta semana participando de atividades de pesquisa do programa. O evento teve o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat.


Por: Andreza Pereira