Imprimir
Eleição de professor para Academia Mato-grossense de Letras sinaliza crescimento da pós-graduação da Unemat
Fátima Iocca, diretora de Gestão de Pós-graduação, professor Agnaldo Rodrigues e pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio


A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso destacou a eleição do professor Agnaldo Rodrigues para a Academia Mato-grossense de Letras como uma conquista também institucional. O escritor, que é professor da Unemat, foi eleito no último sábado, 01, para ocupar a cadeira número dez da AML.



“Ele é o primeiro professor da Unemat a alcançar este lugar e tem toda uma trajetória feita nesta universidade desde a graduação. O nosso primeiro doutorado é em Estudos Literários e o professor reflete a capacitação do nosso corpo docente”, destacou a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio.



O professor reiterou a forte vinculação que tem com a universidade e o seu crescimento e descreveu brevemente o papel dos 40 imortais da academia. “Eu sou filho da casa. Espero poder mostrar neste espaço, que reúne pessoas que guardam a cultura do Estado, mais do potencial também da Unemat.” Áurea sublinhou ainda que a eleição intensifica a interface entre a produção artística, literária e científica do professor, que pode se desdobrar na pós-graduação por meio da proposição de novos objetos de estudo sobre a criação estética local.



Rodrigues é Pós-Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo publicado diversas obras literárias e científicas. Na Unemat, é coordenador do Centro de Pesquisa em Literatura , presidente do Conselho Editorial e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Arte e de Literatura Comparada.


Por: Andreza Pereira