Imprimir
Equipe do projeto Novos Talentos da área de Ciências Biológicas visita Herbário


Há 100 anos foi encontrada em Mato Grosso a primeira espécie nova já registrada, Rhabdadenia pohlii Müll. Arg., que nesta última quinta-feira (5) foi apresentada durante a oficina “Conhecendo o herbário e a importância das coleções biológicas”  aos professores da educação básica do município de Cáceres das escolas municipais Novo Horiente e Isabel Campos mais a escola estadual Esperidião Marques envolvidas no projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) “Novos Talentos: Ressignificando a relação Escola/Universidade”.



A visita ao Herbário do Pantanal Vali Joana Pott na Cidade Universitária da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres faz parte das atividades do projeto de extensão. Participaram das atividades os docentes do curso de Ciências Biológicas e os mestrandos e alunos de graduação da área da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), bolsistas de extensão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) juntamente com o técnico do Herbário, Paulo Amorim.



Segundo a professora Alessandra Morini, do departamento de Ciências Biológicas da Unemat, na oportunidade os professores da educação básica puderam conhecer além do funcionamento, a importância das informações que estão em um herbário que é fonte básica para os estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, ecológicos que podem subsidiar dados para trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, alimentícios entre outros.



Entre os objetivos da Capes está a formação de professores e alunos da rede pública de ensino, para despertar e incentivar vocações científicas de novos talentos no Estado de Mato Grosso.



 



 


Por: Hemilia Maia