Imprimir
Curso iniciou com mais de três mil servidores públicos em MT


Aulas online permitem a participação de funcionários de 60 municípios. Cerca de 3,3 mil servidores públicos estaduais e municipais de 60 municípios começaram a se qualificar no Curso de Gestão Pública realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Administração, (SAD), Ciência e Tecnologia (Secitec) e Educação (Seduc). A ação ainda conta com a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Conselho Regional de Administração (CRA) e Contabilidade (CRC). As aulas são realizadas na sala de videoconferência da Secitec, que possui 175 pontos instalados em todo o Estado. Nos municípios, os participantes poderão interagir com os instrutores para esclarecer dúvidas. As perguntas poderão ser feitas ao vivo ou por chat - troca de mensagens escritas em tempo real. 






Na abertura das aulas segunda-feira (02), o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, destacou que o instrumento de mediação tecnológica disponibilizado pela pasta permite que mais funcionários públicos possam se qualificar. “É uma política de valorização do servidor para que possam ofertar serviço de mais qualidade ao cidadão. Esperamos que curso seja apenas o primeiro de muitos em parceria com a Escola de Governo”. 



O secretário de Administração, Francisco Faiad, comentou que o curso atende demanda dos municípios do interior, que por falta de recursos financeiros, não tinham como investir na capacitação dos servidores enviando-os para a capital ou municípios vizinhos. “É um curso que tem um baixo custo e vai permitir a qualificação com professores que conhecem a gestão pública para servidores do estado, das câmaras e prefeituras . Com certeza os servidores vão sair melhor do que entraram nesta qualificação”. 



Faiad também ministrou uma palestra falando sobre os “Avanços da Gestão Pública”. Ele comentou que os servidores de carreira ocupam 66% dos cargos comissionados  de chefia no Governo do Estado. 



O superintendente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Darci Lovato, lembrou que sempre os prefeitos cobraram a realização de cursos como o ofertado pelo Estado. “A AMM foi contemplada com esta tecnologia e temos uma sala. Esperamos levar mais cursos como este para mais servidores”. 



Ainda participaram da solenidade a assessora da UCMMAT Francisneia Dias Luz, o superintendente da AMM em Brasília, Flávio Daltro Filho, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ivan Echeverria, o presidente do Conselho Estadual de Administração (CRA), Luis Cesar Simões de Arruda, o superintendente da Escola de Governo, Jefferson Luis Daltro Monteiro da Silva e o diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Wilquerson Felizardo Sandes. 



O CURSO 



O curso é dividido em nove módulos: Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais; Elaboração de Contratos e Gestão de Convênios, Licitação, Previdência de Servidores, Legislação de Pessoal; Contabilidade Pública; Orçamento Público; Atendimento ao Público; Desenvolvimento de Liderança. 



Os professores são servidores de carreira do Estado com experiência comprovada na área em que vão ministrar os módulos. 



A abertura ficou por conta do gestor governamental Washington Fernando da Silva. Lotado na Vice-governadoria, ele ministra o módulo de “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais”. Há oito anos ele trabalha com elaboração de projetos do governo. “Ajudo a tanta gente se formar em MBA, porque não trabalhar com a qualificação de servidores públicos?”, disse ao justificar a participação no curso. 



O técnico da Área Instrumental, Joelson Matoso, concluiu recentemente o mestrado em Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, leciona na Univag e em escolas preparatórias para concurso público. 



“Achei importante compartilhar esse conhecimento com os servidores públicos. O tema que vou ministrar é Liderança. É algo necessário para levar para gestores e suas equipes”, explicou. 



As aulas iniciadas no dia 02 de dezembro seguem até 20 de dezembro. O curso será retomado em 3 de fevereiro e com previsão de encerrar em 14 de março. 



As transmissões serão de segunda a sexta-feira, no período matutino, com intervalos de 20 minutos entre as aulas, totalizando quatro horas diárias. 



 


Por: DÉBORA SIQUEIRA Assessoria/Secitec