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Subprojeto que promove a articulação entre a Unemat e escolas locais é inaugurado


   A Unemat realizou na última semana a abertura oficial do Subprojeto “Linguagem e Tecnologias”. A atividade faz parte do projeto de extensão “Novos Talentos: Ressignificando a relação Escola/Universidade”, que tem como objetivo enriquecer a formação de professores e alunos da rede pública de ensino, incentivando vocações científicas da educação básica no Estado de Mato Grosso.



   Esse primeiro encontro, realizado no Museu da Unemat,  pretendeu possibilitar o conhecimento do patrimônio cultural e das diversas manifestações de linguagem e arte que constituem o espaço. A ação contou com a presença de professores da rede municipal, docentes do Curso de Letras da Unemat/Cáceres e artistas plásticos do município. A realização do evento é parte do trabalho desenvolvido pelo subprojeto nas escolas municipais “Isabel Campos”,” Jardim Guanabara”, “Vila Real” e “Vitória Régia”.



   A professora Olga Mendes, coordenadora geral do projeto Novos Talentos, ressaltou a importância da parceria entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) no sentido de garantir que a relação entre a universidade e as escolas seja fortalecida.



Discussões



  As professoras Nancy Yung e Ana Lúcia Rabecchi abordaram o tema “A linguagem no Museu: a arte mato-grossense”.Os artistas locais Neuracy Pedra (Ita) e Sebastião Mendes apresentaram as suas telas e trabalhos expostos no Museu.Ita expressou sua satisfação em participar das atividades que a Unemat desenvolve referentes à valorização da arte. Sebastião Mendes apresentou os trabalhos, destacando a singularidade de cada obra, elementos como cores, formas, técnicas, expressividade e estilo.  O artista se pôs à disposição para divulgar o conhecimento artístico em outras atividades que o projeto desenvolva e também nas escolas que tiverem interesse em realizar esse trabalho.



 Os professores do curso de Letras e os das escolas municipais demostraram seu contentamento pela oportunidade de produção de conhecimento e articulação desse saber com a prática educativa que o evento possibilitou.



 


Por: Andreza Pereira