Imprimir
Professora da Medicina da Unemat aprova pesquisa junto ao CNPq


Mais um docente da Unemat, desta vez a professora Dra. Fabíola Zucchi do curso de Medicina da Unemat/Cáceres, lotada na Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas, teve seu projeto de pesquisa aprovado recentemente pela Chamada Universal – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto aprovado em colaboração com as Universidades do Estado de Mato Grosso (Unemat), Federal de Mato Grosso (UFMT) e of Birmingham, na Inglaterra mais a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FRMP-USP) visa à aplicação e expansão do modelo experimental de tuberculose no sistema nervoso central estabelecido previamente pela professora Zucchi.



A professora elucida que a tuberculose (TB) é um sério problema de saúde pública, no Brasil e no mundo e, que, por isto a investigação dos fatores determinantes e agravantes da doença é necessária para o desenvolvimento de estratégias efetivas no combate da doença. Ela ainda explica que a TB no sistema nervoso central geralmente deve-se a uma infecção inicial nos pulmões ou em outros órgãos, e a contaminação do sistema nervoso geralmente ocorre pela circulação sanguínea. De acordo com a pesquisadora esta é a forma mais severa da doença, que produz lesões no cérebro e meningite tuberculosa.



“Entre os fatores envolvidos no agravamento da TB no sistema nervoso central está a formação de novos vasos sanguíneos, processo conhecido por angiogênese. O aumento de permeabilidade vascular e angiogênese desempenham papel importante na progressão e manifestação da meningite tuberculosa”, explica Fabíola Zucchi.



Segundo a pesquisadora o projeto aprovado pelo CNPq investigará os fatores angiogênicos envolvidos na fisiopatologia da tuberculose no sistema nervoso central e proporá estratégias para elucidar os mecanismos de progressão da doença. 


Por: Hemilia Maia