Imprimir
Unemat realiza evento sobre contribuição do negro para a história do país


   Em referência ao “Dia Nacional da Consciência Negra”, o campus de Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso realizou no último dia 18 uma exposição de textos escritos por poetas e romancistas negros brasileiros. As produções abarcam desde a escola literária simbolista, com a presença de Cruz e Sousa, ao movimento contemporâneo de Solano Trindade. A iniciativa partiu da professora do curso de Letras Gení de Brito e contou com a participação de acadêmicos do curso.



   A exposição agregou, além dos textos, imagens dos escritores e uma reunião de comidas típicas de origem africana como o baião de dois, a rapadura e a garapa de cana. Os alunos levaram também  faixas e cartazes com fotos de personalidades negras de outras áreas  e que têm um papel importante na história mundial como Martin Luther King, Nelson Mandela, Desmond Tutu e Barack Obama.



    A professora Gení esclarece que o objetivo do trabalho foi chamar a atenção de todos os estudantes, professores e demais profissionais da UNEMAT para a importância desta data “como um momento de reflexão para as questões raciais existentes no Brasil, trazendo à tona o preconceito e o racismo ainda tão presentes em nossa sociedade tão multicor.” A ação pretendeu ainda traçar um percurso da contribuição histórica-cultural e religiosa do negro, “que veio como escravo para o Brasil e faz parte de nossa história hoje e sempre.”


Por: Andreza Pereira