Imprimir
DCE da Unemat planeja incluir "terapia do riso" em tratamento hospitalar de Cáceres
Hunter Adams, o médico fundador do método


   Estudantes de Enfermagem ligadas ao Diretório Central dos Estudantes do campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso participam do “III Acampalhaço” a partir de amanhã em Chapada dos Guimarães. O curso de formação, realizado pela ONG Prohumanos, estende-se até o dia 17 de novembro, tendo como objetivo capacitar voluntários que se vestem de palhaços para auxiliar no tratamento de pacientes hospitalizados.



  A capacitação dos estudantes será o início de um processo que tem por finalidade a implantação do projeto “SOS Alegria: Rir é o melhor remédio” no Hospital Regional de Cáceres. Fundamentada na terapia do riso proposta pelo médico americano Hunter Adams na década de 1960, a proposta prevê a caracterização de estudantes da área de saúde da Unemat como palhaços e sua atuação junto a pacientes crianças e idosos. O projeto pretende formar novos voluntários da área para participar da atividade a partir de fevereiro de 2014. Graduandos em Enfermagem, Medicina e Educação Física poderão integrar o projeto. Até o final deste ano, os proponentes estão se capacitando e divulgando a ideia para a comunidade acadêmica.



   No desenvolvimento do projeto, os estudantes observam que a hospitalização é um evento que gera estresse, ansiedade e angústia nos pacientes e em seus familiares, sendo, por isso, pertinentes as ações que interfiram no humor e comportamento dos hospitalizados. “Acreditamos que a compaixão, envolvimento, empatia e humor têm tanta importância no tratamento de doentes quanto remédios e tecnologias”, enfatiza a coordenadora do projeto, a acadêmica do 3º semestre de Enfermagem Jacqueline Michelle.


Por: Andreza Pereira