Imprimir
"Ciência Sem Fronteiras" tem 23 chamadas abertas para graduação sanduíche


   O Programa do Governo Federal “Ciência Sem Fronteiras”  tem 23 chamadas abertas para realização de graduação sanduíche. Dentre os países contemplados pelas bolsas, estão os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Noruega, China, Japão, Canadá e Reino Unido. Os editais completos e a relação com todas as possibilidades de destino estão disponíveis aqui . As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro pelo seguinte link:  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes.











 Para concorrer às vagas, é preciso preencher os requisitos elencados no edital, como ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 e obtido nota maior ou igual a 600 pontos. O candidato necessita observar ainda o seu percentual de integralização do curso, que deve ser de no mínimo 20% e no máximo de 90%. 



 As áreas de conhecimento contempladas pelo programa são :Engenharias e demais áreas tecnológicas;Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.



Proficiência em Língua Estrangeira



 É mais um dos critérios de candidatura a apresentação de teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino selecionada pelo estudante. Algumas das atuais chamadas preveem a aplicação gratuita do exame de proficiência em inglês.



 Mais informações podem ser obtidas com a Diretoria de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unemat pelo telefone (65) 3211-2830 ou pelo e-mail mobilidadeacademica@unemat.br



Programa



 O programa de pesquisa Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas em várias modalidades até 2014. As bolsas ofertadas custearão a permanência dos alunos no país escolhido por até 12 meses para a realização de estudos em tempo integral. 



 



 



 



Por: Andreza Pereira