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Seminário que tematiza patrimônio tem início em Cáceres
Alunos durante abertura do seminário


    Começou ontem o VII Seminário de Ensino de História “Patrimônio em Questão”. O evento é realizado pelo curso de história da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres e tem a coordenação da professora Rachel Tegon. A conferência de abertura teve a participação de professores da Unemat, que discutiram o conceito de patrimônio, abordando tanto as edificações como os arquivos enquanto bens de valor histórico e cultural.O conferencista de abertura a conduzir os trabalhos foi o professor Carlos da Rosa, da Universidade Federal de Mato Grosso.



   As atividades prosseguem por todo o mês de outubro. Simultânea e integradamente ao seminário, ocorre o I Ciclo de Simpósios e Oficinas PIBID/História. O ciclo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vai compor as atividades diurnas do evento com simpósios e oficinas todas às quartas-feiras de outubro nas salas de aula de história e turismo. A programação noturna será estruturada por conferências, palestras e exibição de documentários sempre às 19h no Auditório Edival dos Reis.A próxima atividade prevista é a conferência “Patrimônio em questão”, a ser proferida na segunda-feira,7, pela professora Márcia Chuva, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



“Ler” a cidade



      O assunto patrimônio entra no centro do debate do seminário durante o mês de comemoração do aniversário de fundação de Cáceres e no ano seguinte ao que a cidade teve seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. A escolha da temática também decorre de projetos em andamento coordenados por Rachel voltados para a Educação Patrimonial.



    A professora explica ainda que estudar o patrimônio implica em explorar os dilemas e oportunidades de pesquisa dentro da urbanidade, dando lugar a discussões pouco exploradas."É possível perceber que ao “ler” a cidade em suas mais diversas possibilidades, novos saberes são inseridos na prática da pesquisa, desenrolando, então, olhares minuciosos sobre o ensino e prática docente".


Por: Andreza Pereira