Imprimir
Unemat conquista mais 30 bolsas de Mestrado


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistou mais 30 bolsas de Mestrado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) que serão implantadas agora em outubro. Cada um dos mestrandos receberá até 24 parcelas de 1.350 reais cada. Só em 2013 foram matriculados 226 alunos em programas de mestrado da Unemat dos quais agora 146 possuem bolsa.



Originalmente a Capes/Fapemat ofereceu apenas quatro vagas para os alunos de mestrado da Unemat dentro do edital de Bolsas de 2013, mas em virtude da aprovação de 30 projetos a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação interviu para que os outros projetos também fossem contemplados. Os projetos estão distribuídos entre as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Linguística, Letras e Artes.



“Agora nós minimizamos a quantidade de alunos que necessitavam de bolsa. A meta é que todo aluno sem vínculo possa ser contemplado com alguma bolsa das agências de fomento”, explicou a pró-reitora, professora Áurea Ignácio.



As bolsas concedidas não geram vínculo empregatício e são destinadas exclusivamente à execução de pesquisa científica. Atualmente as bolsas de Mestrado da Unemat foram concedidas pela Fapemat (7); Capes (93); Projetos (13); CNPq (03); e Capes/Fapemat (30). 


Por: Hemilia Maia