Imprimir
Parceria entre Unemat e prefeitura visam agricultura familiar


O projeto de Transferência de tecnologias de produção em fruticultura visando o fortalecimento da agricultura familiar em Tangará da Serra visa promover capacitação de pequenos e médios agricultores na produção frutífera do município envolvendo o produtor, seus filhos e esposa, cada um numa etapa específica. A partir do próximo mês os produtores acompanharão mensalmente o manejo da produção de várias cultivares.



Na Unidade Demonstrativa em Fruticultura há cultivares de banana, goiaba, acerola, caju, manga e maracujá com o objetivo de descobrir as espécies de melhor adaptação à região e de produzir uma cartilha com o manejo correto de produção de cada uma. Entre os experimentos há um banco de germoplasma de abacaxi com o objetivo de através de melhoramento genético conseguir um abacaxi resistente a Fusario, uma doença comum a espécie.



Ao final do projeto alunos de graduação, mestrado e professores de Agronomia, através da Unemat, cederão as mudas de banana e abacaxi produzidas em laboratório da universidade, livres de doenças, à prefeitura que fará a distribuição aos produtores.



“A Unemat hoje é uma grande capacidade intelectual, não precisamos mais importar Inteligência, nossa Universidade fomenta o crescimento do Estado”, lembrou o reitor da Unemat, professor Adriano Silva, que visitou a Unidade Demonstrativa em Fruticultura da Unemat/Tangará da Serra esta manhã (18.09).



 



 



 


Por: Hemilia Maia