Imprimir
Unemat firma convênio com universidade da Inglaterra


     A Universidade do Estado de Mato Grosso firmou acordo de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação do Campus de Nova Xavantina e a Universidade de Leeds, na Inglaterra. O convênio foi proposto e elaborado pelos docentes do Mestrado da Unemat Ben Hur Marimon e Beatriz Marimon, que durante estudos de pós-doutorado na universidade inglesa, em 2012, intensificaram ações para a parceria.



     O acordo, com vigência prevista até no mínimo 2018, tem como objetivo fomentar  pesquisas de fôlego de alunos e professores das duas instituições no âmbito do projeto RAINFOR- Rede Amazônica de Inventários Florestais.O projeto, liderado pelo Dr. Oliver Phillips, da Universidade de Leeds, estuda os ecossistemas da Amazônia e sua relação com a biodiversidade global. A ligação entre as universidades possibilitará a formação de uma rede de estudos florestais e mudanças climáticas no Brasil, em especial em Mato Grosso, com vistas à criação do Instituto de Pesquisas em Mudanças Ambientais – IPEMA no Estado. O fortalecimento do Mestrado corrente e futura implantação do Doutorado também são propósitos do convênio.



   “A parceria nos abre muitas possibilidades de diálogo não só com essa universidade, mas com outras grandes universidades mundiais”, sinaliza a professora Beatriz. Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Regina Ignácio, a ação representa um grande avanço científico e tecnológico devido à inserção da Unemat em importantes raios internacionais de pesquisa. O convênio envolve ainda cientistas das universidades inglesas de Oxford e Exeter.


Por: Andreza Pereira