Imprimir
Região ganha em desenvolvimento através de produção científica


“Educação vem em primeiro lugar, até antes de saúde, porque com educação se faz saúde preventiva”, com esse pensamento o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor Adriano Silva, recebeu os novos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso para a aula inaugural do campus Unemat Diamantino, ontem (09.09). O reitor defendeu a data como um divisor de águas para a Educação não só de Diamantino, mas para o Mato Grosso.



Atentos aos novos rumos de suas vidas universitárias os novos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso, assistiram a apresentação do professor Adriano Silva que contou como nasceu a Unemat há 35 anos, apresentou a instituição, falou sobre os 12 Câmpusincluindo o de Diamantino e informou o início das atividades do 13º campus para o primeiro semestre de 2014 em Nova Mutum. Ainda apresentou os 59 cursos oferecidos pela Unemat em todo estado de Mato Grosso, os programas de mestrado e doutorado.



O professor Adriano Silva, apresentou a política da universidade para combater a evasão através das bolsas Auxílio Moradia e Auxílio Alimentação e dos programas de Monitoria, Tutoria e Focco. “Entre os desafios da Educação no Brasil está a permanência dos alunos nas salas de aula. A evasão é marcada por problemas financeiros e ou falta de base”, justificou o reitor.



A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora Áurea Regina, explicou aos novos acadêmicos que agora fazem parte de uma universidade pública e o que essa mudança implica na prática. “Na universidade pública nós fazemos ciência, vivemos o método científico. A Unemat prima por pesquisadores para intervir junto à sociedade e para produzir conhecimento em prol do Estado e do País”.



 



 


Por: Hemilia Maia