Imprimir
Unemat vai realizar levantamento das condições de segurança em todos os campi


A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) da Unemat vai realizar nos meses de Agosto e Setembro um levantamento das condições de segurança no trabalho em todos os campi. O objetivo é construir dois programas visando garantir as melhores condições e ambiente para os servidores da instituição.



Os programas serão executados pela empresa Sestpreve e englobam a avaliação e os riscos ambientais, por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e também a prevenção rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis agravos à saúde relacionados ao trabalho executado pelo servidor por meio do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).



O primeiro campus que será visitado é o de Alto Araguaia, na próxima quarta-feira (21). Barra do Bugres e Tangará da Serra receberão as visitas no dia (27), Sinop e Colider no dia 28, Cáceres e Sede Administrativa no dia 05 de setembro, Pontes e Lacerda (06/09), Luciara, Juara e Nova Xavantina no dia 10 de setembro e Alta Floresta no dia 11. A previsão é que os dois programas em todos os Câmpussejam entregues até o dia 30 de setembro.



A Cipa recomenda que os servidores estejam cientes e contribuam com as informações solicitadas para os levantamentos, evidenciando a realidade dos riscos. Serão necessários medições de  ruído, iluminação, temperatura, bem como avaliação de possíveis riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.        



O PPRA e o PCMSO serão documentos imprescindíveis para a Instituição, pois além de serem documentos regidos e obrigatórios de acordo com as NR’s 09 e 07 respectivamente, trarão benefícios muito grandes diretamente aos servidores, sendo que através deles teremos um real diagnóstico dos riscos em todos os setores dos campi e sede administrativa tendo um direcionamento para as prioridades que o setor de Segurança do Trabalho e as CIPA’s locais deverão trabalhar em benefício de todos os servidores da instituição. 


Por: Lygia Lima