Imprimir
Unemat participa do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos no Xingu


 



A Universidade do Estado de Mato Grosso está participando nesta semana do Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos (FDPEJA) no município de São José do Xingu. O evento que começou nesta quinta-feira (08) e segue hoje com a presença de 500 participantes entre educadores e demais interessados na temática.



A Unemat entende que deve contribuir com as discussões e presentações de propostas que possam auxiliar nos processos educacionais nas diferentes modalidades, seja educação de Jovens e Adultos, educação do campo e educação indígena entre outras.



O reitor da Unemat, professor Adriano Silva, está participando das discussões sobre a educação de Jovens e Adultos no Xingu. Além do reitor, as pró-reitoras de Ensino e Graduação, Ana Di Renzo e de Extensao e Cultura, Vera Maquêa, além de professores da instituição que atuam no campus da Unemat no Médio Araguaia.



A Unemat participou de todos os outros eventos relativos a temática por acreditar que deve contribuir com as questões que estão em discussão, uma vez que os acadêmicos da instituição estão em efetivo exercício no magistério, atuando principalmente na educação básica.



Para o reitor da Unemat, professor Adriano Silva, discutir Educação é fundamental para garantir um Estado mais desenvolvido em todos os seus aspectos. “A educação de jovens e adultos deve ser vista e compreendida como um dever do estado e um direito do cidadão que vem contribuindo com esse Estado ao longo de sua vida. É devolver para o cidadão a consciência da sua cidadania, e nesse sentido a Unemat, que é uma universidade do povo de Mato Grosso tem o papel de ser um agente transformador de realidades”, avalia.



O objetivo do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos é se consolidar como movimento social, com o desafio de articular concepções e pensamento em torno da defesa e ampliação do direito à educação ao longo da vida.



A Unemat tem procurado Temos procurado dialogar com o Estado, municípios, Instituto Federal de Mato Grosso e escolas que ofertam a EJA no sentido de estabelecer cooperação na defesa da consolidação de uma política pública de qualidade e que promova a valorização das diferentes expressões culturais no âmbito escolar para a educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso.


Por: Lygia Lima