Imprimir
Acadêmicos indígenas da Unemat concluem mais uma etapa de estudos presenciais




A Universidade do Estado de Mato Grosso termina neste sábado mais uma etapa de estudos presenciais dos cursos específicos de formação indígena. Durante todo o mês de julho, cerca de 100 alunos dos cursos de Licenciatura Intercultural e Pedagogia Intercultural participaram de atividades de estudo em Barra do Bugres.



 



Nesta sexta-feira (02) haverá o encerramento festivo da etapa com apresentações culturais das 32 etnias que participam dos cursos de graduação, além de outros três povos que foram convidados a apresentarem manifestações culturais.



 



O reitor Adriano Aparecido Silva, o prefeito de Barra do Bugres, Julio Florindo, secretários municipais e autoridades acadêmicas da Unemat também participam do encerramento da etapa a partir das 19 horas na Escola Agrícola, local onde funcionam as atividades acadêmicas e pedagógicas.



 



Os cursos ofertados pela Diretoria de Gestão de Educação Indígena são pioneiros no Brasil e na América Latina e já incentivaram outras universidades a também oferecer cursos específicos e diferenciados para os povos indígenas.



 



Os cursos têm duração de oito etapas presenciais cada, e o curso de Licenciatura intercultural conclui a sua 5ª etapa de formação e Pedagogia Intercultural conclui neste final de semana está na sua 4ª etapa.



 



Os cursos específicos para indígenas são realizados em parceria com as Secretarias de Estado de Educação; de Ciência e Tecnologia; Funai e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres. 


Por: Lygia Lima