Imprimir
Unemat participa de mais um doutorado em Rede


 



A Universidade do Estado de Mato Grosso participa do terceiro doutorado oferecido em Rede por instituições de ensino superior, desta vem em Biologia e Biodiversidade, no formato em Rede de Associação Ampla. O doutorado abre processo de seleção para ingresso no segundo semestre deste ano e as inscrições seguem até o dia 12 de agosto. Os outros dois doutorados em que a Unemat integra são: Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia Legal da Rede Bionorte/CNPq e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).



O doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade será ofertado pela Universidade de Brasília e conta com a participação de 10 instituições dos três estados do Centro Oeste e do Distrito Federal. Em Mato Grosso, estão sendo oferecidas 10 vagas para alunos do programa de pós-graduação. As provas do processo seletivo para ingresso no curso serão realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que também integra a rede.



O curso de doutorado em rede tem como objetivo formar recursos humanos, desenvolver projetos e pesquisas que venham gerar conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, além de contribuir com a bioindústria do Centro Oeste por meio do desenvolvimento de produtos e processo e serviços, com ênfase na utilização sustentável do potencial da biodiversidade regional.



A área de concentração do curso é Biotecnologia e Biodiversidade e conta com as seguintes linhas de pesquisa: “Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade da Região Centro Oeste”, “Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais” e “Desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos”.



O processo de seleção do curso consiste na avaliação do projeto de tese, exame de suficiência em inglês, exame oral e análise de currículo. A divulgação do resultado final do processo seletivo será conhecido no dia 06 de setembro e as matrículas ocorrerão no período de 09 a 13 de setembro deste ano.



O coordenador doutorado em rede em Mato Grosso, professor Marcos Antônio Soares, explica que no processo seletivo do próximo ano, o número de professores disponível para orientar alunos do curso deverá aumentar além de ter professores da Unemat.   A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat comemora a participação da Unemat no doutorado em rede e afirma: “estamos incrementando a formação de recursos humanos para Mato Grosso.  A Unemat possui um quadro de pesquisadores na área de Biodiversidade e de Biotecnologia que ampliaram o segundo edital e consolidará nossa participação no doutorado”.



Para mais informações e acessar o edital: http://redeprocentrooeste.org.br/


Por: Lygia Lima