Imprimir
Poconé voltará a ter cursos oferecidos pela Unemat


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) voltará a oferecer cursos de graduação no município de Poconé. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, professor Adriano Silva, nesta semana na Câmara Municipal durante um ato público que pedia mais educação e ensino superior. Ainda neste ano, a Unemat inicia dois cursos de graduação em Matemática e Pedagogia que serão financiados pelo Governo Federal por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).



Durante o ato público em prol do ensino superior, a Unemat e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) manifestaram a intenção de firmar um convênio de cooperação mútua para compartilhar a estrutura do NAPAN (Núcleo Avançado do Pantanal) na oferta dos cursos de nível superior para a população. A Unemat já utilizou o mesmo espaço físico, hoje sob a responsabilidade do IFMT, no passado quando ofertou cursos de graduação em Biologia e Geografia pela modalidade Parceladas, cujos alunos se formaram em 2011.



A previsão da Unemat é que ainda no segundo semestre deste ano, os dois cursos que serão oferecidos pela instituição visando a qualificação de professores em serviço comecem a funcionar. O reitor Adriano Silva, destacou ainda que a Unemat é sensível ao apelo da população de Poconé que necessita de outros cursos de graduação para atender a demanda de jovens que terminam o ensino médio e não tem acesso ao ensino superior. “Nós sabemos e entendemos o desejo de vocês e a Unemat é sensível, por isso temos que juntos encontrar alternativas para atender as demandas dentro do orçamento que dispomos. Nós podemos auxiliar e trabalhar com o município na oferta de cursos pelas modalidades diferenciadas, como o Parfor, Ensino a Distância e até mesmo Parceladas, modelo que o município já recebeu”, disse.



Adriano Silva se comprometeu com as autoridades de Poconé, (Câmara e Prefeitura) a auxiliar com a consultoria técnica para a elaboração de um projeto para que o município monte e pleiteie um polo da Uab (Universidade Aberta do Brasil) junto ao Ministério da Educação, onde podem ser ofertados cursos de graduação e pós-graduação para a população.



Outra possibilidade é a oferta de cursos pelo programa Parceladas, em que o município acaba entrando com a contrapartida para cobrir as despesas com a oferta do curso de graduação. “Podemos trabalhar com essas frentes para atender as demandas de Poconé e dessa forma oferecer aqui uns dois cursos para atender a população”, adiantou o reitor.



O professor Flávio Luiz Almeida, que coordena o programa Parceladas e também o Parfor na Unemat também participou do encontro e ficou de estabelecer junto ao poder público municipal uma agenda para desenvolver os projetos que possam atender a sociedade.



Homenagem – Durante a audiência pública o reitor da Unemat, recebeu da Câmara de Vereadores de Poconé uma Moção de Aplauso pelo empenho em prol da educação superior do município. 


Por: Lygia Lima