Imprimir
Unemat realiza Festival das Águas do Araguaia
Luciara, sede do evento das águas, localizada às margens do Rio Araguaia

Tudo pronto para o II Festival das Águas de Mato Grosso – Águas do Araguaia, evento de caráter científico – cultural que tem como proposição a fomentação de políticas públicas voltadas para conservação dos recursos hídricos e valorização da cultura mato- grossense.

Sediado na cidade de Luciara, localizada à margem esquerda do Rio Araguaia , o evento começa na noite desta quinta- feira, 19/08, com a celebração da missa em homenagem a padroeira do município, uma mostra da religiosidade local.

Em seguida apresentações artísticas executadas por grupos culturais entre eles o

Raízes, formado por jovens da Paróquia Cristo Trabalhador em Cáceres; Guató, projeto de extensão realizado pela Universidade o Estado de Mato Grosso- Unemat, e músicos da região reverenciarão em forma de místicas , poesias e canções o Araguaia , fonte de vida , inspiração, símbolo de luta e resistência e elemento de grande representatividade da nação karajá , etnia presente na composição populacional da região.

Bandas musicais encerram a primeira noite deste evento que tem a expectativa de público estimado em mais de 2 mil participantes .

Com duração de três dias , o Festival das Águas do Araguaia traz em sua programação a oferta de 16 mesas- redondas, 26 mini- cursos e oficinas , além de espaços de diálogos e painéis que abordarão temas que refletirão a história , memória, cultura, ambiente e a mobilização social da região .Discussões que serão facilitadas por pesquisadores, docentes, representantes do governo federal , organismos estaduais, entidades ambientalistas e movimentos sociais.

O Festival das Águas de Mato Grosso- Águas do Araguaia é uma realização da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, em parceria com o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres, FLEC , Ministério do Meio Ambiente , MMA, Prelazia de São Feliz do Araguaia e Fórum Mato-grossense de Ambiente e Desenvolvimento , Formad.

Fruto da proposta conjunta da Universidade , governo federal e movimentos sociais , nesta segunda edição o evento recebe o apoio da Brasil Telecom; Prefeitura Municipal de Luciara; Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público- Sintep/ MT ; ICLMA / UFMT ; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama ; Fundação Estadual do Meio Ambiente- Fema/MT e da organização não governamental WWF.

Assecom, 19 de agosto de 2004 - 11:15.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social