Imprimir
Jornada Científica da Unemat tem avaliação positiva de avaliadores externos


Os avaliadores externos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) elogiaram a qualidade dos trabalhos apresentados durante a 5ª Jornada Cientifica da Unemat que terminou nesta quarta-feira. Durante três dias, foram apresentados 731 trabalhos nas formas de resumo simples e comunicações orais, além de 1.300 participantes dos 11 Câmpusda Unemat.



O coordenador geral do evento, professor Claumir Muniz,  disse que além da qualidade dos trabalhos apresentados os avaliadores do CNPq também elogiaram a estrutura do evento, por meio do controle de freqüência dos participantes com códigos de barras, pontualidade para início e término das atividades e volume de trabalhos em diferentes áreas.



“A Jornada Científica é a oportunidade par que a Unemat conheça o que a Unemat está produzindo. E nós estamos produzindo muito e com muita qualidade”, afirmou Claumir Muniz.  Os 36 melhores trabalhos expandidos apresentados no Congresso de Iniciação Científica (Conic) -  que são produzidos por estudantes de graduação da Unemat - serão publicados na Revista Citino (Ciência, Tecnologia, Inovação e Oportunidade) do Instituto Hestia, da Associação Nacional de Pesquisa e Tecnologia.



Além da publicação que é referência nacional na área de Tecnologia e Inovação, os alunos que tiveram os trabalhos melhor classificados nos três eventos: Conic, Seminário de Extensão (Semex) e Seminário do Pibid (Programa de Iniciação a Docência) também foram agraciados com passagens aéreas para apresentarem os trabalhos em eventos nacionais da área.



A Unemat já começa a preparar a próxima Jornada Científica e a expectativa é que o evento supere o deste ano tanto em quantidade de inscritos, como em apresentações de trabalhos e também em palestrantes e atividades. “Estamos sempre procurando melhorar”, afirmou Claumir Muniz.



A Jornada Científica é um evento que reúne no mesmo espaço as pró-reitorias, pesquisadores e acadêmicos interessados em discutir o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável. 


Por: Lygia Lima