Imprimir
Reitor da Unemat participa de programa de rádio na Escola Estadual São Luiz


 



O reitor Adriano Silva foi o convidado especial do projeto Rádio Escola desenvolvido na Escola Estadual São Luiz em Cáceres na manhã desta quarta-feira (10). Ele foi o entrevistado dos alunos que fazem um programa diário no projeto e falou sobre o futuro profissional. Na mesma escola alunos do ensino médio puderam participar de uma palestra e conhecer mais os cursos da instituição.



O estudante Gustavo Garcia, aluno do 9º ano e um dos locutores da rádio destacou a importância da presença do reitor. “Nós ganhamos muita experiência e pudemos conhecer mais sobre os cursos da Unemat”, disse.



Para a coordenadora do projeto, a professora Neli Leite, a presença do reitor na Rádio Escola foi fundamental para valorizar e incentivar os alunos. “Só o fato do reitor vir a nossa escola conversar com nossos alunos e ainda dispensar um tempo para ser entrevistado pelos estudantes garante um dinâmica diferente a esse instrumento. Além disso, os alunos e professores também ficaram atentos podendo ouvir o reitor da Unemat falando aqui para os nossos alunos”, disse.



A diretora da Escola Estadual São Luiz, Sandra Correa da Costa, também considerou muito positiva essa aproximação da Unemat com as escolas básicas. “Essa aproximação é gratificante e necessária para que possamos reduzir as distâncias entre a educação básica e a educação superior. Esse diálogo aberto e franco traz muitos benefícios, porque os nossos alunos acabam desmistificando o universo da universidade e são incentivados a verem o ensino superior como uma sequência na vida deles”.



Para o reitor da Unemat, professor Adriano Silva, essa experiência de visitar e dialogar com os alunos sejam de escolas particulares ou públicas mostra que é papel da universidade abrir suas portas para a comunidade. “Eu que estudei nesta escola (São Luiz) fico muito feliz em voltar aqui e servir de incentivo para que outros estudantes possam se engajar se formar profissionalmente, tendo uma perspectiva melhor. O que temos percebido é que o aluno de escola pública tem todas as condições de ser um bom profissional e de chegar a universidade, basta acreditar e trabalhar pelo seu sonho. Esse projeto da Rádio Escola é uma demonstração de que quando se quer, podemos transformar a realidade.



Rádio Escola – O projeto começou a ser desenvolvido em 2012, a partir de uma demanda dos próprios alunos que sugeriram uma rádio para movimentar a escola. Para adquirir os equipamentos necessários como mesa de som e microfones a comunidade escolar se organizou e realizou promoções e festas e a direção da escola complementou os recursos para a compra dos materiais.



“O que temos percebido um engajamento e um desenvolvimento muito grande dos estudantes que participam do projeto da Rádio Escola, pois eles são os responsáveis por escolher a programação musical, por elaborar o roteiro e informar. Com isso eles acabam sendo cobrados também pelos demais alunos e temos percebido as vantagens desse projeto”, diz a coordenadora Neli Leite.



A Rádio Escola entra no ar todos os dias durante os intervalos das aulas, trazendo informações, músicas e divertimento.  


Por: Lygia Lima