Imprimir
Unemat vai receber exposição itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (atualizada)


O Museu da Universidade do Estado de Mato Grosso, na Cidade Universitária em Cáceres, recebe a partir desta quinta-feira (11) a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (Expoimat). Os visitantes poderão visitar os objetos dos principais bens culturais do Estado, além de imagens representativas dessas expressões captadas a partir das lentes dos fotógrafos Mário Friedlander e Laércio Miranda até o dia 17 de maio. A abertura será nesta quinta-feira a partir das 19h30 com presença de cururueiro.



Entre os objetos que estarão em exposição está a Viola de Cocho, que é patrimônio do Brasil, cerâmica de São Gonçalo, a rede de Campo Limpo, conhecida como rede cuiabana, além de fotografias de diferentes festividades e expressões culturais populares como a Cavalhada de Poconé e a Festança de Vila Bela.



Os visitantes também poderão conhecer um pouco do patrimônio imaterial indígena, já que a Exposição estará ocorrendo na Semana dos Povos Indígenas. Entre os objetos de origem indígena que estarão à mostra pode-se citar máscaras rituais, gravatas Xavante, rede Bakairi, e o ritual dos Yaokwa dos Enauene-Nawê, registrados como Patrimônio do Brasil no Livro das Celebrações.



A exposição é uma iniciativa da Unemat por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e do Campus Universitário Jane Vanini. A exposição itinerante é uma realização do Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), tendo como curadores: Heloisa Ariano, Thereza Presotti e Denilton Gaio. 



As escolas que desejarem poderão agendar visitas guiadas a exposição, para isso é preciso entrar em contato com o professor Wellington P. Quintino no e-mail: xav@terra.com.br



Maiores informações: Diretor do Museu – professor  Wellington P. Quintino, no e-mail: xav@terra.com.br , Diretoria Campus de Cáceres – professor Anderson M. Amaral, no e-mail: diretoria.cac@unemat.br e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – professora Vera Maquêa no e-mail: proec@unemat.br


Por: Lygia Lima