Imprimir
Unemat investe na aquisição de ônibus para garantir aulas campo


 



A Universidade do Estado de Mato Grosso está investindo na aquisição de ônibus para atender a demanda dos Câmpuse cursos por aulas a campo e participação em eventos. Esta é a primeira vez que a Unemat realiza uma compra em massa de veículos de transporte de passageiros. Estão sendo adquiridos três ônibus com recursos de emenda parlamentar e contrapartida da instituição e outros sete veículos com recursos próprios.



“Temos feito um esforço para minimizar as dificuldades e avançarmos na oferta de um ensino com mais qualidade. A compra desses ônibus vai atender os Câmpuse os cursos em aulas de campo, em transporte de estudantes para participação em eventos o que vai garantir ao professor e também ao nosso acadêmico, novas vivências dentro da universidade”, diz, o reitor e professor Adriano Silva.



O primeiro campus a receber o ônibus é de Alta Floresta. O veículo adquirido custou R$ 292 mil e os recursos são frutos da emenda parlamentar do então deputado federal Carlos Abicalil (PT) e contrapartida da Unemat. O diretor político-pedagógico e financeiro do campus, professor Rubens Rondon enfatiza que o veículo assegurará um salto na qualidade do ensino prestado no município. “Agora poderemos ter um veículo nosso, sem termos que ficar na dependência do município ou de locação”, diz.



Outros dois ônibus, também fruto da emenda do ex-deputado petista estão em fase de aquisição e vão atender os Câmpusde Tangará da Serra e Cáceres. “É fundamental essa parceria dos deputados e senadores com a universidade. Os recursos são poucos para tantas demandas e se eles destinam emendas para aquisição e/ ou construções podemos ir avançando”, disse o reitor ao salientar que ao destinar a emenda o deputado aloca também o destino e o local de atendimento.



Além desses três ônibus que estão sendo adquiridos com recursos federais e da Unemat, a instituição também está comprando outros sete veículos. Os recursos para a compra já está alocado no orçamento da Unemat, e a compra depende da autorização do Conselho Econômico do Estado.



Atualmente o atendimento de aulas a campo e participação em eventos é feito por meio de locação de veículos, ou em parcerias com os municípios que acabam cedendo o transporte para essas atividades de ensino, pesquisa e extensão. “O que estamos buscando é garantir uma maior autonomia para os professores e alunos poderem marcar e realizar atividades fora da universidade, indo nos locais de pesquisa com maior facilidade, pois teremos uma frota da instituição”, diz Adriano Silva.



Investimentos:



Além dos ônibus, a Unemat também está priorizando a estruturação dos laboratórios. Neste ano foram adquirido 167 microscópios biológico binocular, 06 microscópio biológico trinocular com câmera de vídeo acoplada, 150 estereomicroscópios binocular e 06 estereomicroscópio trinocular com câmera de vídeo acoplada, além de televisores 42 polegadas para atender os Câmpusde Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra.



 Os equipamentos já estão sendo montados nos campi. “São equipamentos de ponta que vão garantir um avanço nas pesquisas que são desenvolvidas nessas unidades. Aqui em Alta Floresta são 60 aparelhos, sendo 30 microscópios e outros 30 esteroscópios que possuem lupas acopladas”, diz Rubens Rondon. 


Por: Lygia Lima