Imprimir
Alunos da escola União e Força conhecem cursos de graduação da Unemat


Os alunos do último ano do Ensino Médio da Escola Estadual União e Força no município de Cáceres puderam conhecer na manhã desta terça-feira (02) quais os cursos de graduação e os programas de assistência estudantil oferecidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso.



O reitor da Unemat, professor Adriano Aparecido Silva, esteve na escola conversando com os estudantes sobre o futuro profissional e a importância da educação na vida do cidadão. Na oportunidade, os estudantes puderam saber um pouco da história da Unemat que em 2013 completa 35 anos de existência e que está com as inscrições abertas para o vestibular com 2.110 vagas sendo oferecidas.



O professor Adriano Silva, destacou as modalidades de cursos, os Câmpuse também as formas de ingresso na instituição que adota dois modelos de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no primeiro semestre e o vestibular tradicional para o segundo semestre. Também foram apresentadas todas as modalidades de bolsas e auxílios oferecidos pela Unemat como meio de assegurar a permanência do estudante no curso de graduação e de garantir uma formação de qualidade.



“Essas oportunidades de conversar com os estudantes do Ensino Médio mostram que a Unemat está aberta e acessível para todos os que desejam estudar e conquistar novos sonhos profissionais. Queremos mostrar que todos os que desejam podem chegar ao ensino superior, além disso, cerca de 80% dos nossos alunos são oriundos de escolas públicas”, disse.



A diretora da Escola União e Força, professora Ana Maria Coelho Carducci, aproveitou a oportunidade para lembrar que os estudantes do terceiro ano do ensino médio são os futuros acadêmicos da Unemat. “Aqui temos médicos, professores, advogados, engenheiros. Dos nossos 80 alunos que concluíram o ensino médio em 2012 somente seis não ingressaram em um curso superior e isso porque não realizaram o processo seletivo. Somos uma escola que mais tem aprovado alunos na Unemat”, disse.



A notícia dada pela diretora foi comemorada pelo reitor da Unemat. “Isso demonstra que quando se tem vontade e determinação, os alunos das escolas públicas podem demonstrar a qualidade de educação que está sendo ministrado. O conhecimento precisa ser armazenado ao longo da vida”, disse.



A proposta da Unemat é visitar escolas em diversos municípios de Mato Grosso. Na noite desta segunda-feira (01) o reitor esteve conversando com estudantes das escolas: Milton Marques Curvo e Rodrigues Fontes, de Cáceres. Para esta semana ainda está agendada uma conversa do professor Adriano Silva com estudantes da capital.



Vestibular:



O processo de seleção para ingresso na Unemat por meio do vestibular da Unemat está em andamento. As inscrições seguem até o dia 21 de abril por meio do endereço eletrônico: www.unemat.br/vestibular . O vencimento do boleto bancário no valor de R$ 90,00 será no dia 22 de abril, mas as pessoas que desejarem pedir isenção da taxa poderão fazê-lo no período de 1º a 4 de abril por meio da internet e protocolar os documentos comprobatórios nos postos autorizados até o dia 05 de abril. As provas do vestibular serão realizadas no dia 26 de maio em 13 cidades de Mato Grosso, e o início das aulas ocorrerá no dia 05 de agosto.


Por: Lygia Lima