Imprimir
Unemat vai ofertar 1.450 vagas em 27 cursos de graduação para formação de professores


A Universidade do Estado de Mato Grosso vai oferecer a partir do segundo semestre deste ano 27 novos cursos de graduação específico para formação de professores em serviço por meio do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), totalizando 1.450 vagas no Ensino Superior.



Os cursos serão oferecidos em 12 cidades de Mato Grosso, sendo cinco na região Oeste do Estado. Os professores interessados em se qualificar seja na primeira licenciatura, ou na segunda licenciatura podem se inscrever gratuitamente por meio da plataforma freire até o dia 18 deste mês, acessando o endereço: http://freire.mec.gov.br/index/principal



Podem se inscrever os professores que atuam na educação básica seja na rede pública municipal ou estadual de ensino e que ainda não possuem uma graduação, ou que apesar de ter licenciatura está ministrando aulas em área diferente da sua formação. Os cursos serão ministrados durante as férias escolares, devendo iniciar em julho deste ano nas cidades de Cáceres, Comodoro, Jauru, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poconé, Vila Rica, Confresa, Matupá, Sinop, Pontal do Araguaia. Em Barra do Bugres, estão sendo oferecidas vagas para o curso de licenciatura intercultural indígena.



Os professores que ainda não possuem cadastro na Plataforma Freire, do Ministério da Educação, devem ao acessar o endereço, http://freire.mec.gov.br/index/principal abrir o link: “acessar o sistema” e fazer o cadastro. Após as inscrições, as secretarias estadual e municipal de educação irão validar as inscrições. Caso o número de interessados em um dos cursos seja superior a quantidade de vagas oferecidas é possível abrir uma turma extra.



Para o reitor da Unemat, professor Adriano Silva, a oferta desses cursos de licenciatura por meio do Parfor em tantas cidades em que a Unemat ainda não tem uma estrutura física vai possibilitar uma melhoria na qualidade de vida e no processo educação da população. “Uma sociedade só se desenvolve e melhora por meio da Educação, e ficamos muito felizes com a possibilidade de ampliar a oferta de cursos para a nossa população, principalmente em municípios carentes e distantes dos grandes centros”, diz Adriano.



Veja os cursos oferecidos pela Unemat por meio do Parfor:



Barra do Bugres: Licenciatura intercultural indígena – primeira licenciatura – 100 vagas.



Cáceres: Ciências Humanas – primeira licenciatura – 50 vagas; Pedagogia do Campo – primeira licenciatura – 50 vagas; Química - primeira licenciatura – 50 vagas; Letras – segunda licenciatura – 50 vagas; Letras/Espanhol – segunda licenciatura – 100 vagas; Pedagogia – segunda licenciatura – 50 vagas; Pedagogia do campo – segunda licenciatura – vai ser uma extensão que funcionará em Vila Bela da Santíssima Trindade – 50 vagas.



Comodoro: Ciências Biológicas – segunda licenciatura – 50 vagas; História - segunda licenciatura – 50 vagas; Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Confresa: Pedagogia – primeira licenciatura – 50 vagas; Letras/Português e Inglês - segunda licenciatura – 50 vagas;



Jauru: Ciências Biológicas - segunda licenciatura – 50 vagas; Matemática - segunda licenciatura -  50 vagas;



Vila Bela da Santíssima Trindade: História - segunda licenciatura – 50 vagas;



Matupá: Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Poconé: Matemática - segunda licenciatura – 50 vagas; Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Pontal do Araguaia: Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Pontes e Lacerda:Matemática - segunda licenciatura – 50 vagas;  Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Sinop – Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;



Vila Rica: Física – primeira licenciatura – 50 vagas; Ciências Biológicas - segunda licenciatura – 50 vagas; Educação Física - segunda licenciatura – 50 vagas; Pedagogia - segunda licenciatura – 50 vagas;


Por: Lygia Lima