Imprimir
Unemat ofertará 36 vagas para mestrado profissional em Letras


A Universidade do Estado de Mato Grosso vai ofertar a partir do segundo semestre deste ano o mestrado profissional em Letras, que tem como foco a formação em leitura e escrita. A Unemat terá duas unidades de formação, em Cáceres e em Sinop, com 18 vagas em cada uma. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (18) pelo reitor da Unemat, professor Adriano Silva, pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo e a coordenadora da unidade de Cáceres, Vera Regina Martins e Silva ao secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Morais.



O mestrado profissional em Letras foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito quatro e envolve 34 Instituições de Ensino Superior em todo o país.



A professora Vera Regina Martins e Silva explica que o mestrado profissional é oferecido em rede, com a coordenação geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com oferta de vagas anuais e processo seletivo nacional. Ao todo serão oferecidas 1 mil vagas anuais, para 39 unidades.



No Centro-Oeste, além da Unemat, que vai oferecer o curso em dois municípios, também integram a rede a Universidade Nacional de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



A previsão é que o edital com os critérios do processo de seleção para o preenchimento das vagas seja divulgado até abril, e as aulas iniciem em agosto. Entre as diferenças do mestrado profissional em Letras aprovado pela Capes para os mestrados acadêmicos, é que não será necessária a dedicação exclusiva, uma vez que as aulas presenciais ocorrerão aos sábados e a complementação se dará por meio da plataforma moodle, a mesma utilizada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas aulas e em encontros com os professores.



A Capes já adiantou que deve oferecer bolsas de estudos para os aprovados no mestrado profissional, que terão como exame de qualificação a apresentação de uma proposta de atividade que deverá ser implementada no Ensino Fundamental, já a obtenção do grau de mestre ocorrerá com a apresentação de um trabalho de cunho monográfico sobre o resultado do desenvolvimento da atividade proposta no exame de qualificação.



O corpo de disciplinas do mestrado é composto por duas disciplinas de fundamento, cinco disciplinas obrigatórias, e três disciplinas optativas que serão escolhidas entre 12 disciplinas possíveis pelas instituições de ensino que vão ofertar o mestrado profissional.



A unidade de Sinop será coordenada pela professora Luzia Aparecida Oliva dos Santos.


Por: Lygia Lima