Imprimir
Professor da Unemat lança livro sobre violência e poder do capital na Amazônia


O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Fiorelo Picoli, do campus de Sinop lança nesta quarta-feira (19) o livro “A violência e o poder de destruição do capital na Amazônia” na Universidade Federal de Santa Catarina. A obra também está disponível para consulta na versão online no endereço: http://pt.scribd.com/doc/117372588/A-violencia-e-o-poder-de-destruicao-do-capital-na-Amazonia



O livro trata sobre a violência estabelecida pelo capital na Amazônia Brasileira, através dos relacionados poderes políticos, econômicos e representações do Estado. Segundo o autor esse é conjunto dominador em muitas oportunidades pode ser identificado e confundido como parte integrante do crime organizado nesse espaço regional. Além de estabelecerem o domínio através da violência física e psicológica aos demais atores sociais, também transformam em benefícios próprios as instâncias do Estado.



Para Fiorelo Picoli, “os governos através de suas instâncias são propositalmente arbitrários na proteção do capital na região, e colocam-se contrários na proteção dos trabalhadores e dos movimentos sociais. No local, por ser periferia do capital, as possibilidades de silenciar o coletivo se multiplicam através da superexploração da mão de obra. Neste sentido, as ações colocadas em prática são na certeza da impunidade e também com a confiança que o crime compensa. Assim, em não raras oportunidades são usadas as práticas irregulares como corretas e éticas e as vitimas desse processo são as questões ambientais, as econômicas, as culturais, a força de trabalho e as causas sociais coletivas. O resultado desse projeto é para beneficiar o extrativista mineral e florestal, bem como as monoculturas de mercado, para serem criadas duas classes sociais muitos pobres marginalizados e despossuídos e poucos ricos concentrando as terras e a renda local.”, afirma sobre o trabalho.



O livro é resultado de quatro anos de pesquisa prévia na Universidade do Estado de Mato Grosso que veio culminar com o Estágio de Pós-doutorado em Sociologia Política do Trabalho na UFSC.



Na oportunidade, além do trabalho do professor da Unemat, a Editora em Debate do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC também fará o lançamento de outros títulos. Todas as obras poderão ser consultadas por meio do acervo online no site da editora: www.editoriaemdebate.ufsc.br



 



 


Por: Lygia Lima