Imprimir
Unemat realiza exposição de fotografia pelo Dia da Consciência Negra em Poconé


A Universidade do Estado de Mato Grosso por meio do projeto de extensão: "Nós e os Outros: diversidade étnica e cultural, visibilização e empoderamento de comunidades negras rurais de Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Barra do Bugres" realizou exposição de fotografias nas comemorações pelo Dia da Consciência Negra, na Comunidade de Morrinhos, em Poconé.



A comemoração que em que se lembra a morte de Zumbi dos Palmares – líder da resistência negra contra a escravidão – foi realizada no dia 17 deste ano e contou diversas atividades culturais e a participação de cerca de 600 pessoas. Além da exposição de fotos foi realizado desfile, oficina de penteados afros, mostra de artesanato e produtos das comunidades, apresentações de dança e música.   



A exposição fotográfica apresentada pela Unemat, mostraram as sete comemorações anteriores do Dia da Consciência Negra realizadas pelos quilombolas de Poconé, além de fotografias da Comunidade de Morrinhos,feitas em visitas e pesquisas realizadas na comunidade.



O projeto é coordenado pelo professor dr. Antonio Eustaquio de Moura e está instalado no Museu da Unemat/campus de Cáceres e possui um acervo de 2 mil fotografias de comunidades quilombolas e Comunidades Negras Rurais de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barra do Bugres e Cáceres.  As fotografias são frutos de projetos de pesquisa e de extensão que desde 2002 atuam com as comunidades negras e quilombolas da região. 


Por: Lygia Lima