Imprimir
Pró-reitora da Unemat participa de conferência sobre o Pantanal na 56ª SBPC
Pró-reitora destacou a importância da participação dos movimentos sociais na conservação dos recursos naturais

Durante a manhã desta quarta-feira (22/07), a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ykeda, participou da conferência O Pantanal e o Ciclo das Águas, no centro cultural da UFMT. A professora falou dos impactos ambientais na vegetação do Pantanal na região de Cáceres e na importância da participação de movimentos sociais no debate sobre o uso dos rios e a preservação dos recursos naturais.

Durante o período de levantamento de dados para a pesquisa, Solange pôde registrar a circulação de chatas transportando soja pelo Pantanal. Ela comentou que as grandes embarcações vêm causando estragos ambientais, além de colocarem em risco a navegação de pequenos barcos.

O estudo de Ikeda mapeou originalmente 200 ilhas de vegetação. Porém, ela denuncia que o tráfego das chatas causou o desaparecimento de algumas delas, onde coletava espécies de plantas para sua pesquisa.

Com a experiência de quem participa de projetos ligados à área de preservação ambiental, a pesquisadora comenta que os movimentos civis organizados devem participar do debate sobre a criação da hidrovia e seus impactos ambientais.

“Queremos preservar o cenário natural do Pantanal e garantir a permanência das comunidades tradicionais que habitam as margens do rio. A figura do canoeiro é sua expressão genuína”, resumiu, sendo aplaudida pelo auditório lotado de estudantes.

Acadêmica do 4º semestre do curso de Biologia – campus de Alta Floresta – Gracieli Henicka ressaltou o alto nível das palestras e a preocupação dos conferencistas em difundir o conhecimento e contribuir com a formação de futuros profissionais.

A programação da 56ª SBPC prevê a realização de 44 conferências ao longo dos cincos dias de atividades do evento.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social