Imprimir
Presidente da Fapemat reúne-se com professores da Unemat

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho, reuniu-se está manhã na sede administrativa com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Laudemir Zart e professores da Unemat para discutir as políticas de fomento à pesquisa em MT. Na ocasião, ele anunciou o lançamento de três editais destinados a bolsas de estudos, eventos e publicações científicas.

De acordo com Camacho, o orçamento do órgão de R$ 20 milhões, sendo que metade destes recursos são de fontes do governo federal, superando a previsão de arrecadação da Fapemat para 2004.

Esses recursos irão viabilizar as dezenas de bolsas de iniciação científica, outras 10 de mestrado e cinco de doutorado. O valor das bolsas segue modelos aplicados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas de doutorados são abertas e permitem a qualificação em qualquer instituição brasileira ou do exterior. Para as bolsas de mestrado foi adotado um outro critério, elas serão destinadas à qualificação em programas de pós-graduação do próprio Estado.

Sobre os editais de pesquisa (caráter universal e demanda induzida) e sua relação com as bolsas de iniciação científica, Camacho disse que o projeto aprovado automaticamente recebe uma bolsa. “As prioridades da Fapemat são os programas de bolsas e pesquisa no Estado, com eles queremos desenvolver ações regionais”, disse.

Quanto ao investimento em publicações científicas, tema de grande interesse dos professores, o presidente da Fapemat disse que os recursos são insuficientes diante da expressiva produção intelectual e indicou ser prioridade às publicações em condições de serem indexadas, ou seja, registradas no ISBN - International Standard Book Number - um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, autor, país e editora.

Os editais para bolsas de estudo e de apoio a eventos devem ser lançados ainda está semana e o de apoio a publicações científicas no fim de agosto.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social