Imprimir
Administração superior reúne-se com coordenadores dos campi universitários

Os coordenadores dos campi universitários reuniram-se nesta terça-feira (04.05) com a equipe da administração superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Em pauta o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão com a aplicação adequada do Plano de Trabalho Anual (PTA).

A adequação ao processo de descentralização orçamentária, segundo Marcos Borges, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, vem sendo executado de maneira satisfatória. A Prpdi já fez o repasse de 2 cotas – de um total de 8 - aos campi universitários. O último foi feito no mês de abril.

“A avaliação foi positiva, apesar do transtorno enfrentado por alguns campi ao empenhar suas despesas, mas são problemas operacionais”, salienta. O problema reside na conexão da rede de computadores, uma vez que o empenho das despesas é feito por internet.

Cada campus tem um terminal ligado diretamente ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF) da Secretaria de Administração do Estado (SAD) do governo do Estado.

A proposta da Prpdi é reunir-se a cada 4 meses com os coordenadores e discutir as metas do PTA e seu enquadramento no Plano Plurianual (PPA), ambos devem estar em sintonia.

Para Marcos, a descentralização no orçamento da Universidade significa um avanço no processo de autonomia universitária. “A intenção é fortalecer os campi e dinamizar suas atividades, de acordo com o planejamento deles”, garante.

Helena Cabet, coordenadora do campus de Nova Xavantina, diz que é preciso amadurecer o debate sobre orçamento e PTA e entender como ele deve ser aplicado. “A proposta de uma reavaliação periódica é uma boa medida e uma forma de racionalizar nossas ações administrativas”, comenta.

A política de abertura de cursos na modalidade diferenciada, área de forte atuação da Unemat, foi outro ponto de pauta abordado na reunião e que interfere no planejamento institucional da Universidade. “Será feito um acompanhamento dos cursos, no sentido de melhorar os serviços que estamos executando”, conclui Marcos.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social