Imprimir
Projeto de Pesquisa realiza pesquisa em ontologia no Portal MT

O projeto de pesquisa denominado “Análise das relações semânticas e da polissemia sistemática dos nominais para a construção da ontogov – MT”, que está em andamento no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Alto Araguaia quer estabelecer o domínio de conhecimento do governo em termos de relações semânticas. O projeto que tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) é coordenado pelo professor dr. Albano Dalla Pria está no seu segundo ano de execução.

De acordo com o professor e pesquisador, o mais interessante do projeto é ele vai permitir o estabelecimento de uma rede de conhecimento semântico dos termos relacionados. “A nossa pesquisa tem uma base de formação, que possibilita um maior conhecimento e domínio da língua e dos termos adotados no site do governo do Estado de Mato Grosso”, diz.

A pesquisa está na fase de extração dos termos, e em seguida esses termos extraídos de textos publicados no site em determinado período serão organizados por associação semântica. Anteriormente a essa fase, o pesquisador e bolsistas do projeto já realizaram a coleta dos textos no www.mt.gov.br e o levantamento das ferramentas de extração de termos além do aprofundamento do conhecimento semântico.

Antes mesmo dos resultados da pesquisa o trabalho já foi apresentado no Encontro da Associação Portuguesa de Linguística em Portugal além de ter sido publicado como capítulo de livro “Textos Selecionados” do evento, e também já propiciou a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso do departamento de Letras da Unemat em Alto Araguaia.

O professor Albano explica ainda, que se a pesquisa for transformada em linguagem de programação computacional, a rede semântica pode ser implementada em sites de busca, otimizando os resultados porque permite a associação dos termos. Segundo ele, na Europa essas pesquisas de ontologia são muito utilizadas no emprego de serviços que facilitam a vida do cidadão como os e-services.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social