Imprimir
Fronteira Brasil e Bolívia é tema de discussão de seminário em Cáceres

Acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis do campus da Unemat em Cáceres discutem as problemáticas que envolvem a fronteira Brasil e Bolívia em evento interdisciplinar. Intitulado I Seminário Interdisciplinar sobre a Fronteira Brasil e Bolívia , o evento acontece até quinta-feira(16) , no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres e engloba assuntos relacionados à segurança pública, sustentabilidade, economia e mercado de trabalho.

Coordenado pelo professor doutor Paulo Alberto dos Santos Vieira, o seminário tem os acadêmicos do primeiro semestre de Direito e do 3º e 4º semestres de Ciências Contábeis na organização. O evento é o resultado das atividades realizadas pelo projeto PaCTO (Prática Acadêmica de Trabalho Orientado), uma proposta de metodologia de ensino utilizada pelo docente no desenvolvido das disciplinas de Economia Política, Economia Brasileira e Comércio Exterior dos cursos de Direito e Ciências Contábeis.

As temáticas apresentadas no programa do evento foram escolhidas pelos próprios acadêmicos,que consideraram as especifidades de cada curso. Assuntos como a questão agrária, a cultura e a educação são pontos que serão tratados no seminário que tem o prefeito de San Matias e dois de seus secretários como convidados para discussões.

Paulo Alberto explica que a intenção do seminário é propor aos participantes olhares múltiplos sobre o tema fronteira. “Não podemos configurar as fronteiras como problemas. Temos que lembrar que muitas vezes ela s foram soluções para diversas questões. Temos que resgatar as inúmeras riquezas por elas proporcionadas como as diversidades étnico-social, cultural, e ambiental”ressaltou Vieira.

Na noite de abertura(15) a segurança pública foi o enfoque das palestras ministradas pelo inspetor da Receita Federal, Marcio Motijo, e pelo delegado da Policia Federal , Leonardo Souza Caetano Machado. Assuntos como a prática de descaminho, contrabando, tráfico de drogas e violência urbana foram discutidos pelo público que propôs aos organizadores a formação de um fórum permanente para discutir a fronteira Brasil- Bolívia.

Estiveram presentes na abertura do evento o a professora Leila Delmadi, representando a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o vice-prefeito Wilson Kishi e o vereador Elson Pires.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social