Imprimir
Professores visitam municípios do Araguaia para levantamento diagnóstico

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso vinculados ao campus de Nova Xavantina estão percorrendo os municípios do Vale do Araguaia a fim de fazer um diagnóstico para de ações que serão desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Museu da Cidadania. O projeto tem o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e vai atender 15 municípios.

As cidades que receberão a partir de setembro o veículo do Museu da Cidadania com ações de extensão, projetos de ciências e matemática, palestras estão sendo visitadas por quatro equipes de professores. Na primeira etapa foram visitados os municípios de Campinápolis e Nova Xavantina, na segunda Cocalinho e Nova Nazaré. Na terceira etapa que ocorreu no final de maio, foi a vez dos municípios de: Luciara, Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Ribeirão Cascalheira. Ainda neste mês, os municípios de Confresa, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Terezinha também receberão os professores.

O coordenador do campus de Nova Xavantina e integrante do projeto Museu da Cidadania, professor Joaquim Manoel da Silva, explica que durante essas visitas aos municípios os professores contatam a escola, e prefeituras definem o local para instalar o veículo do museu da Cidadania, fazem um levantamento sobre que tipo de ações podem ser desenvolvidas na cidade. Outro objetivo dos professores é incentivar os municípios a realizarem feiras de ciência.

A previsão é que todas as cidades contempladas pelo projeto participem da feira regional de ciências em  Nova Xavantina  em julho de 2012 a partir do contato com as atividades que serão desenvolvidas e que procuram popularizar a ciência por meio de kits pedagógicos.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social