Imprimir
Campus de NX treina Monitores para Recepção de Visitantes

O Laboratório de Mamíferos da Unemat, Campus Nova Xavantina realizou neste domingo (15/05) a última etapa do Mini - Curso Treinamento de Monitores para Recepção de Visitantes no Parque do Bacaba.

O Mini -Curso é uma das metas do Projeto “A Coleção de Mamíferos da UNEMAT - Nova Xavantina: uma exposição permanente”, coordenado pela Profª Drª. Teresa Cristina S. Anacleto, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

O interesse dos participantes foi grande e devido ao número limitado de vagas (30), já há uma lista de espera e no próximo semestre o mini-curso de 20 horas será novamente oferecido.

O evento contou com a participação dos acadêmicos dos quatro cursos do Campus Nova Xavantina (graduação e pós-graduação) e alunos do ensino médio. O projeto prevê a participação de dois estagiários-voluntários que estudem em escola pública, para incentivá-los no processo de aprendizagem. Esses alunos irão auxiliar na recepção de visitantes, juntamente com o monitor, acompanhar a rotina do Laboratório e desenvolver um pequeno projeto científico.

O conteúdo programático do Mini-Curso contou com palestras proferidas por bolsistas do Laboratório de Mamíferos, alunos do Curso de Mestrado em Ecologia e Conservação e de um oficial do Corpo de Bombeiros. Os participantes visitaram as trilhas interpretativas do Parque do Bacaba e aprenderam a reconhecer rastros e pegadas através de uma divertida dinâmica.

A próxima etapa do projeto é convidar a comunidade a conhecer o Parque. A inovação é que os monitores atenderão também nos finais de semana, possibilitando que as famílias tenham uma opção cultural no município.

Através da Coleção Científica de Mamíferos Unemat, o Campus Nova Xavantina,visa se tornar um ponto de partida com relação à produção de informação sobre a importância da integridade das áreas naturais para a manutenção da fauna e da flora, com ênfase no bioma Cerrado

Por: Coordenadoria de Comunicação Social