Imprimir
Unemat é parceira do I Festival de Cinema em Cáceres

Foi lançado hoje (12-05) pela manhã no Cine Xin em Cáceres, o I Festival de Cinema – Olhares do Pantanal. O evento foi apresentado pelos idealizadores da mostra, Alessandro Cintra e Elaine Pires. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi representada pela Pró-reitora de Extensão e Cultura, Juliana Mattiello, a instituição de ensino é parceira do I Festival de Cinema.

Com representantes da sociedade cacerense e da imprensa, o lançamento da atividade, que é pioneira em Cáceres, contou com a exibição do curta metragem “Cine Holiúdy”. O filme de Halder Gomes conta de forma bem humorada as delícias e dores de um empresário que teima em não deixar a sétima arte morrer e mesmo com os imprevistos mantém vivo o sonho dos espectadores que frequentam a sala de exibição no interior do país.

Em um discurso emocionado, a empresária Elaine Pires contou como o cinema estreou em sua vida. Segundo ela o sonho de ver realizado o Festival foi conseguido através da perseverança, do amor pelo cinema e aos parceiros.

O Festival vai do dia 27 a 29 de maio em Cáceres. O evento visa despertar o interesse da população pelo áudio visual. Durante estes dias, oficinas sobre o tema e encontros de vários cine clubes vão entreter os participantes.

O ponto alto da mostra é a Curta Cáceres, uma competição que vai dar ao primeiro lugar 2 mil reais, ao segundo lugar 1 mil reais e ao terceiro lugar 500 reais. Qualquer pessoa pode participar, basta se inscrever e ter uma idéia na cabeça e uma câmera na mão. Além desta mostra que é competitiva, haverá uma mostra demonstrativa.

Para Juliana Mattiello o evento é algo que vai marcar a cidade positivamente. “Através de iniciativas como estas a cidade pode desenvolver melhor a rica cultura que tem. Com o Festival de Cinema, Cáceres é alçada a um lugar que poucas cidades do Mato Grosso têm. Só temos festivais de cinema em Cuiabá, Alta Floresta e Chapada dos Guimarães, agora Cáceres faz parte deste seleto grupo”, afirmou ela.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Ministério da Cultura (MinC)  o Brasil possui 222 salas de cinema, outro dado alarmante vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 92% dos municípios brasileiros não tem cinema. Através de atividades relacionadas ao cinema como o Festival em Cáceres, há o início de uma formação de público, fato este que fomenta o interesse da população pela sétima arte.

Informações e inscrições:

http://www.olharesdopantanal.com.br/

Por: Coordenadoria de Comunicação Social