Imprimir
Projeto da Unemat em Cáceres oferta palestra sobre orientação profissional com pesquisadora da Unicamp

Alunos do curso de Pedagogia da Unemat – Campus Universitário Jane Vanini e profissionais da educação participaram na última sexta-feira(06) em Cáceres de palestra com a professora doutora Marinalva Imaculada Cuzin, da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), no auditório Edival Reis na Cidade Universitária. A pesquisadora foi convidada pela coordenadora do projeto de extensão “Teoria e Prática em Orientação Profissional", professora doutora Graciela Constantino para o encerramento das atividades do curso de extensão sob a mesma temática .

Pelo curso de extensão foram capacitados cerca de 20 profissionais da educação ligados as redes públicas e particular do município para atividades relacionadas a orientação profissional. O projeto de extensão é resultado do trabalho de doutoramento da professora Graciela e teve como objetivo a formação professores multiplicadores com informações e conhecimentos necessários para auxiliar os jovens estudantes na escolha profissional . Uma escolha que deve levar em conta a satisfação pessoal e profissional. “ A idéia é fomentar essa área do conhecimento no contexto mato-grossense”, enfatizou Constantino .

Composto por módulos temáticos, o curso de extensão alia ações de pesquisa e extensão e surgiu a partir da observação da pesquisadora da Unemat sobre os motivos que levam os jovens a desistência ou mudança de escolha do curso de graduação.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Juliana Matiello, ressaltou a importância do trabalho realizado pela professora Graciela. Trabalho que representa o verdadeiro significado da integração entre pesquisa e extensão que é de trazer para a ação o conhecimento sistematizado pela pesquisa para ser compartilhado com a sociedade.

Formação da identidade profissional

Com o tema “Orientação profissional no contexto da globalização: conexão psicopedagógica , a palestra apresentada pela pesquisadora da Unicamp ressaltou a relação entre orientação profissional e a psicopedagogia.

Para a pesquisadora a orientação profissional está relacionada com a formação da identidade. “Antes de termos uma identidade profissional temos uma identidade que é formada desde o nascimento até a idade senil. Sendo assim, a orientação profissional não tem faixa etária, pois a identidade profissional está em constante formação”, pontuou a pesquisadora.

A pesquisadora explica que a escolha profissional passa por alguns pontos como a auto confiança , auto eficácia e a concorrência do curso escolhido, fatores estes que estão intimamente ligados com a autoestima do indivíduo . Uma boa escolha profissional está relacionada ao projeto de desejo pessoal e não deve ser pautada pela pressão familiar e tendências do mercado de trabalho.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social