Imprimir
Acadêmicos realizam atividades de recreação e saúde no FIP

Acadêmicos do 5º semestre do curso de Educação Física da Unemat estão realizando atividades de recreação e saúde além de uma pesquisa de campo durante o 31º Festival Internacional de Pesca em Cáceres.

A atividade é uma proposta da disciplina de Organização e Legislação do Esporte ministrada pelo professor Rodrigo Bandeira com o objetivo de propiciar aos acadêmicos conciliar a teoria e a prática e cumprir desta maneira os créditos relativos a extensão. O professor argumenta que o fato dos alunos estarem presentes num evento de grande porte como o FIP é uma oportunidade de testar os conhecimentos e garantir uma formação mais completa, onde eles podem exercitar o planejamento e a execução de um projeto.

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas nos finais de semana, no horário das 15h às 17 horas estão atividades recreativas com crianças e adolescentes, onde os mesmos podem praticar atividades físicas e lúdicas; atividades de orientação para prática saudável de atividades físicas com orientações para os visitantes do FIP, trabalho de caminhada e alongamento direcionado a terceira idade, orientações sobre preservação do meio ambiente, que acabou substituindo a trilha ecológica que seria feita às margens do Rio Paraguai, que está com o nível elevado e inviabilizou a atividade inicialmente proposta.

O curso de Educação Física montou uma barraca denominada “Pratique Saúde”, nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo, que serve de ponto de apoio para as atividades. No local, os acadêmicos em parceria com a Cruz Vermelha de Cáceres está também realizando serviço de aferição da pressão arterial, e ainda colhendo entrevistas para uma pesquisa de campo que vai subsidiar novas propostas de atividades a serem desenvolvidas em outros eventos.

Na avaliação do professor, esse primeiro final de semana do Festival serviu para avaliar as atividades propostas e apresentar modificações. Além disso, os acadêmicos estarão durante a semana divulgando as atividades que serão realizadas nos dias 14 e 15 no período vespertino atraindo desta forma mais pessoas para a prática saudável de atividades físicas.

“Com essa atividades estamos divulgando o curso de educação física, propiciando maior conhecimento e prática aos acadêmicos e ainda oferecendo serviços gratuitos à população”, afirma Rodrigo Bandeira.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social