Imprimir
Unemat lamenta falecimento da professora Maria de Fátima Castilho

É com enorme pesar que a Universidade do Estado de Mato Grosso comunica e lamenta o falecimento da professora aposentada Maria Fátima Castilho. A professora estava em tratamento de saúde em Araçatuba/SP e faleceu nesta segunda-feira (02/05). O corpo será velado em Araçatuba e o sepultamento ocorrerá na mesma cidade do interior paulista.

Trajetória de amor à educação de Mato Grosso

A professora Maria Fátima Castilho formou-se na Licenciatura Plena em Pedagogia, em 1995 na Unemat, uma das primeiras turmas a concluir o tão almejado sonho do ensino superior na Amazônia Mato-grossense. Em 1998 ingressou na carreira docente na Unemat/ campus de Sinop após ministrar aulas na rede estadual de ensino público.

Em 2000, a professora lançou-se ao desafio da qualificação em nível de pós-graduação e dois anos mais tarde estava concluindo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS o Mestrado em Educação, com a dissertação intitulada “Da pedagogia à escola: sentidos sobre a profissão professora”.

Ao longo dos anos a professora Fátima Castilho participou de inúmeros projetos dentro da Unemat, com publicação em livro e eventos relevantes na área de educação. Desde 2007 a professora participava do projeto de pesquisa “Saberes da Terra: dos discursos dos sujeitos sociais à multiplicidade de saberes para a (re) significação do currículo da educação do campo”.

Nas atividades de ensino ministrou diversas disciplinas sendo Metodologia do Ensino, vinculada ao departamento de pedagogia uma das últimas antes de sua aposentadoria em 2010.

A Universidade do Estado de Mato Grosso externa seu profundo pesar. A coordenação do Campus Regional de Sinop divulgou nota em que lamenta e se solidariza com a família neste momento difícil e ressalta a profunda perda para a Unemat e a educação mato-grossense.

Em virtude do falecimento a Coordenação do Campus de Sinop estabeleceu luto de 3 dias.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social