Imprimir
Faculdade Intercultural Indígena mantém política de publicações

Valorizar culturas e saberes é um dos pilares de sustentação da Faculdade Indígena Intercultural mantida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no campus de Barra do Bugres.

Com essa missão, a faculdade vem realizando investimentos no sentido de garantir a socialização de saberes e conhecimentos com temática indígena por meio de livros. Atualmente já foram produzidos 30 publicações por meio da Editora Unemat e parceiros. As obras são distribuídas gratuitamente para entidades de fomento a pesquisa, universidades, escolas e pesquisadores.

As produções são oriundas do trabalho na educação superior indígena desenvolvido pela Unemat desde 2001 com a oferta de formação de professores em cursos específicos e diferenciado. A Faculdade Indígena Intercultural tem quatro séries de publicações: Experiências Didáticas, Práticas Interculturais e Institucional e Periódicos.

A série Experiências Didáticas são produzidas pelos acadêmicos e servem de material de apoio pedagógico nas aldeias indígenas e trabalham com temas variados. Nesta série já foram produzidos materiais das etnias Ikepeng, Xavante e Tapirapé e outras duas etnias estão em fase de produção, são elas: Pareci e Umutima.

 Já a série Práticas Interculturais reúne assuntos das 44 etnias já atendidas pela Educação Superior por meio da Unemat. O principal objetivo desta série é publicar as pesquisas e produções dos acadêmicos e professores gerados no interior da universidade.

 Já a série institucional engloba materiais próprios e apoio a pesquisa como os relatórios de avaliação, projetos pedagógicos dos cursos, folders entre outros.

 Por fim a série periódicos é disponibilizada tanto na versão impressa como em formato digital que pode ser acessado na página da Unemat, no endereço: http://indigena.unemat.br/. As temáticas são livres e tem um caráter mais científico.

 O coordenador administrativo da Faculdade Indígena Intercultural, Fernando Séleri Silva, explica que o trabalho de publicações é contínuo e novas produções estão em fase de elaboração. Ele lembra que a coordenação da Faculdade Indígena mantém uma política de incentivo a publicações dos professores, com assessoria na produção e editoração dos livros que vão auxiliar e atender a demanda das diferentes etnias.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social