Imprimir
DCE de Sinop troca trote por solidariedade

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat, Campus de Sinop, realizou a 1º Corrida do CalourHumano, a iniciativa visa criar uma alternativa politicamente correta para os calouros que chegam a universidade, evitando assim o trote, atividade esta que é proibida, segundo a resolução Nº. 041/2004 – CONSUNI.

 

O trote consiste em um conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes no ensino superior, que podem ser leves (brincadeiras sempre degradantes) ou graves (humilhações ou agressões).O costume, que é quase uma cultura acadêmica tem sido duramente atacado e as instituições em sua grande maioria os proíbe, como no caso da Unemat. A fim de modificar culturalmente este movimento, o campus de Sinop criou uma atividade onde o calouro é destaque, mas ele aparece através de atitudes pelo bem coletivo.

 

Em um clima amistoso, os calouros de cada curso participaram de uma competição solidária, o saldo foi muito positivo com a arrecadação de mais de 140 kg de alimentos que serão doados no próximo sábado, dia 2 Abril, para uma instituição beneficente.

A Unemat ganhou a doação simbólica de 142 livros que irão para a biblioteca da instituição. Diferente de trotes que muitas vezes chegam à violência física o único sangue visto no local, foi o que cerca de 40 alunos doaram para o hemocentro da cidade.

 

O título de “Curso Solidário do Semestre” foi dado aos calouros do curso de Letras, que atingiram maior pontuação em toda a campanha de arrecadação. Os campões irão curtir um churrasco no próximo domingo, dia 3 de abril

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social