Imprimir
PROEC juntamente com o Núcleo UNEMAT-UNITRABALHO lançam hoje (24/03) evento sobre Economia Solidária

Hoje (24/03) será realizada o lançamento da Rede de Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários do Centro Oeste (RENEISCO). Promovido Reinesco em parceria com a Pró- reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) juntamente com o Núcleo Unemat-Unitrabalho.

O intercâmbio de conhecimentos amplia as experiências vividas pelos pesquisadores e fomenta metodologias de incubação. Através das múltiplas experiências é criada uma rede de cadeias diferentes onde as ferramentas para a ampliação dos empreendimentos econômicos solidários, são consolidadas com a participação no mercado, inclusive o de compras públicas.

A Rede é composta por quatro universidades parceiras, além da Unemat – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS), Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul(UEMS), Universidade de Brasília(UnB), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).

A assinatura do ato será no auditório Edival dos Reis – Cidade Universitária – Campus de Cáceres, às20h.

Os Empreendimentos Econômicos Solidários são aquelas organizações:

Coletivas e suprafamiliares (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas etc.), cujos participantes são trabalhadores dos meios urbanos e rurais que exercem a autogestão das atividades e da alocação dos seus resultados.

Permanentes (não são práticas eventuais). Além dos empreendimentos que já se encontram implantados, em operação, devem-se incluir aqueles em processo de implantação quando o grupo de participantes já estiver constituído definido sua atividade econômica.

Que podem dispor ou não de registro legal, prevalecendo a existência real ou a vida regular da organização.

Que realizam atividades econômicas de produção de bens, de prestação de serviços, de fundos de crédito (cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares), de comercialização (compra, venda e troca de insumos, produtos e serviços) e de consumo solidário.

São milhares de empreendimentos como esses, em todo o país, produzindo, vendendo, comprando solidariamente, gerando trabalho e renda.

 

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social