Imprimir
Unemat participa da 1ª. expedição científica ao parque estadual do Xingu

Uma parceria entre os herbários do KEW (Royal Botanic Gardens, Inglaterra), o HERBAM/UNEMAT (Herbário da Amazônia Meridional), o RB (Jardim Botânico do Rio de Janeiro) com o apoio Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) por meio da Coordenação de Unidades de Conservação (CUCO) esta desenvolvendo o projeto Biodiversidade Floristica da Amazônia Meridional (BIOFLORA), primeira expedição científica realizada no Parque Xingu. A expedição aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março.

O projeto visa pesquisar e mapear as áreas de conservação ao longo da fronteira norte do estado de Mato Grosso, abrangendo MT e PA. Além do Parque Estadual do Xingu, primeira unidade pesquisada nesse projeto, outros parques também serão contemplados, como o Parque Nacional do Juruena (MT, AM, PA, em conjunto com o PPBio e Bionorte) e o Parque Estadual Igarapés do Juruena, Parque Estadual Tucumã, Parque Estadual Cristalino (MT), Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo e Campo de Provas Brigadeiro Velloso (PA). Mais de 500 amostras de plantas foram coletadas e fotografadas, incluindo herbáceas, cipós, palmeiras, epífitas, arbustos e árvores. De acordo com o Dr. William (KEW) “muitas espécies terão o primeiro registro para o Estado de MT”.

Segundo a curadora-fundadora do HERBAM, Dra. Célia Soares: “este projeto é uma importante contribuição à flora de MT, já que muitas das unidades de conservação contempladas nessa proposta ainda não tiveram levantamentos floristicos. Além disso, a descrição das áreas e a listagem das espécies servirão para a caracterização das tipologias florestais de cada unidade, contribuindo para os planos de manejo e tomadas de decisão para a gestão dos parques. Para nós foi uma honra a participação da primeira expedição científica ao Xingu e isso se torna um marco para os estudos da flora da Amazônia Meridional e de MT”.

A expedição contou com o apoio logístico da CUCO/SEMA, fato de suma importância para a realização da pesquisa ao Parque Xingu. A empreitada contou ainda com especialistas das famílias botânicas de Malvaceae, Dra. Sue Frisby (KEW), de Rubiaceae, Dra. Daniela Zappi (KEW), de Myrtaceae, Dra. Eve Lucas (KEW), e dos generalistas Dr. William Milliken (KEW) e da Dra. Célia Soares (HERBAM, UNEMAT), um parataxonomista, José Piva (Bolsista de apoio técnico do PPBIO), do Biológo Dennis Silva (HERBAM), e de Alex Forte (graduando de Biologia/AF). Da SEMA , participaram os técnicos da CUCO/SEMA, Nicola Laventi, Jone Moraes, do gerente do Parque Xingu, Vinicius Marini, e do agente ambiental do Parque, Lucio Lindolfo.

 

Segundo a professora Célia o envolvimento direto de tantos profissionais e a liberação de infra estrutura demonstram o interesse do Estado em conhecer sua flora.

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social