Imprimir
Projeto em Pontes e Lacerda implanta Campo Experimental de Produção Agroecológica

Unemat em Pontes e Lacerda ganha Campo Experimental de Produção Agroecológico.(CEPA) O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – NATER e consiste na transformação da área fica na entrada do campus Universitário de Pontes e Lacerda em um grande pomar com espécies frutíferas e não frutíferas para o trabalho de pesquisa e práticas agroecológicas. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa em Mato Grosso(Fapemat) e tem como parceiro Empresa Kanachue Bebidas.

O lançamento oficial foi realizado no ultimo dia 25 . Nesta primeira etapa estão sendo plantadas mudas de 30 espécies entre as frutíferas e não frutíferas. São mudas de cajá, cacau , cupuaçu , aroeira mognos dentre outros que transformarão o local em um ambiente para prática de pesquisa e experimentos para alunos, professores pesquisadores e técnicos com interesse na área. A previsão é que até o final do ano sejam plantadas cerca de duas mil mudas no local

Para o coordenador do Nater, professor Samuel Laudelino Silva, a proposta é que o projeto possibilite a realização no futuro de cursos de curta duração que trabalharão temas ligados a necessidade o pequeno produtor, como o manejo de solo, compostagem e outras técnicas que levam em conta o beneficio do homem e do meio ambiente.

O professor Samuel também credita ao projeto mais uma ação que consolida a parceria entre Unemat e Empar no trabalho de assistência técnica e extensão rural da região do Vale do Guaporé.

Prestigiaram o lançamento, o coordenador do campus  de Pontes e Lacerda ,  Joil Silva e o agrônomo da Empaer, Luciano Cardoso,  diretores e assessores ligados ao campus e demais membros da comunidade universitária

    O NATER  possui equipe multidisciplinar constituída por professores, técnicos e acadêmicos bolsistas e  está aberto a   comunidade  para oferta de atividades formativas como oficinas, palestras, cursos e demais serviços relacionados sua área de atuação.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social