Imprimir
Unemat recebe R$ 934 mil para aquisição de livros do governo do Estado (alterada)

O governador Silval Barbosa assinou nesta segunda-feira (28) o termo de doação de R$ 934 mil para a aquisição de livros para a Universidade do Estado de Mato Grosso. O recurso será utilizado para a compra de cerca de 40 mil livros que vão atender os 44 cursos regulares da instituição além dos seis programas de pós-graduação.

A doação foi feita no Palácio Paiaguás na presença do reitor Adriano Silva, vice-reitor Dionei José da Silva, dos pró-reitores e coordenadores de Câmpusda instituição. Também participaram da cerimônia o vice-governador Chico Daltro, secretário de Ciência e Tecnologia Eliene Lima, secretário de Comunicação Osmar Carvalho e a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, que também assinou um termo de cooperação técnica com a Unemat.

O investimento em livros era uma necessidade da Unemat que há cinco anos não investia de forma maciça para aquisição e renovação do acervo bibliográfico. O reitor Adriano Silva destacou que o recurso será utilizado de forma a suprir a carência de material atualizado garantindo maior qualidade para acadêmicos, professores e pesquisadores que necessitam consultar alguma obra. “Esse recurso, que com os descontos oferecidos pelas editoras deve representar mais de um milhão de reais em obras e títulos que vão atender todos os Câmpusda instituição”. Atualmente o acervo bibliográfico da Unemat é da ordem de 105 mil títulos, e cerca de 210 mil volumes.

Para o governador Silval Barbosa é fundamental fortalecer cada vez mais a Unemat, porque ela é o “braço forte do governo no ensino superior”. Segundo ele, a partir de agora é preciso não descuidar do acervo bibliográfico e fazer investimentos anuais. O governador aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso de que a universidade estadual seja parceira do governo com a prestação de consultorias. “A Unemat está inserida no governo e muitas vezes nós contratamos outras empresas quando a Unemat pode prestar esse serviço”, disse.

Firmar parcerias, e estabelecer cooperação técnica entre os órgãos do governo e a Universidade do Estado é um dos objetivos que está sendo construído pela atual gestão. Nesse sentido, o reitor reafirma que a Unemat tem, por obrigação, ser essa inteligência para o Estado.

O vice-governador Chico Daltro destacou que o atual governo tem o compromisso de dedicar cada vez mais atenção a instituição de ensino estadual, e segundo ele “todo investimento realizado na Unemat é garantia de construção de futuro para a população de Mato Grosso”.  O secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, reafirmou sua boa impressão diante da dimensão que a Unemat representa no ensino superior em Mato Grosso.  

Turismo

O termo de cooperação técnica assinado entre a Unemat e a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, segundo a secretária da pasta, Teté Bezerra, vai muito além da qualificação de mão-de-obra.  “Queremos estabelecer uma parceria que a Unemat possa transferir saber e conhecimento acumulado e com isso contribuir para implantarmos ações que fomentem o turismo étnico, graças a experiência adquirida junto as aldeias, e também com os quilombolas. Atualmente, a Unemat já vem trabalhando conosco no desenvolvimento do plano de manejo sustentável da Caverna Jabuti, em Curvelândia”, disse.

Vestibular

Na oportunidade, o reitor Adriano Silva, lembrou que a Unemat publicou nesta segunda-feira (28) o edital para o preenchimento de 1.800 vagas para o ensino superior por meio do vestibular a ser realizado no mês de maio e com início das aulas no segundo semestre deste ano. “Todas as ações da Unemat terão a marca do governo do estado, e por isso o mesmo, o governo está possibilitando o acesso ao ensino superior”, enfatizou.  

 

Errata: A atualização nesta matéria se refere ao número de títulos do acervo bibliográfico atual da Unemat, que equivocadamente havia sido publicado como  volumes.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social