Imprimir
Robótica faz sucesso entre alunos em Colíder

Para muitas pessoas o termo robótica, parece algo ficcional e longinquamente no futuro, mas para os alunos de computação do Campus Universitário Teles Pires, em Colíder,o tema é debatido em sala de aula.

Robótica Educacional, este projeto de extensão, coordenado pelo professor Benevides Felix da Silva possui 11 bolsistas e estimula os estudantes a se aventurarem pelo mundo dos robôs.

O que parece uma gostosa brincadeira é na verdade iniciação científica, estas atividades são fundamentais na construção de um profissional arrojado e atento as novas tendências do mercado.

Elaine Alves, aluna do 8° período de computação, trabalha em um dos seis projetos, a Automação de Auto Modelos, que visa criar tecnologias para as colhedeiras.

Um carrinho comandado pelo computador consegue desviar de obstáculos, algo que no trabalho no campo durante a colheita pode ser fundamental para o trabalho ser mais eficaz.

Segundo o professor Benevides, os participantes desenvolvem atividades bem elaboradas e quase sempre conseguem atingir objetivos satisfatórios. Para ele o mais notável a empolgação que a ciência gera nos estudantes.

O programa esta aberto para os alunos do Campus Universitário Teles Pires, em Colíder.

 

Curiosidades

 

Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que atualmente trata de sistemas compostas por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

O termo Robô foi pela primeira vez usada pelo Checo Karel Capek em uma peça de teatro em janeiro de 1921, em Praga. O termo Robótica foi popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950.

A idéia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol.

 

 

Maiores informações: Rua Luiz Aldori Neves Fernandes Campus Colíder - Tel/Fax.: (66)3541-2529

 

 

 

 

 

 

 

Por: Coordenadoria de Comunicação Social